Vida na China: entenda porque é tão bom viver lá! (e surpreenda-se!)

Viver uma temporada na China pode ser bem legal e vantajoso. Quem vive no país por um tempo se encanta com a cultura e estilo de vida dos chineses e, muitas vezes, não quer voltar.
Você quer saber porque a vida na China é tão apaixonante? Continue a leitura!
Aspectos culturais que tornam a vida na China surpreendente

Sabia que a China é uma das quatro civilizações mais antigas do mundo junto com a Índia, Babilônia e Egito? Esse é um dos motivos pelos quais muita gente ama a China, que tem uma riqueza milenar na dança, ideogramas, música, artes marciais, gastronomia e outras expressões humanas.
Você já reparou como a China é um assunto atual nos noticiários? Pois é, o país tem crescido muito em sua economia e tem destaque na indústria de suprimentos. Hoje o país investe muito em pautas contemporâneas como:
- Crescimento de suas indústrias;
- Novos modelos de negócios;
- Educação para todos;
- Conquistas de direitos humanos.
Além disso, os chineses têm hábitos que se somam a essas preocupações para uma boa qualidade de vida na China. Vamos falar sobre alguns deles a seguir!
Atividades físicas
Os chineses valorizam exercícios físicos para a mente e o corpo. Assim, é comum ver nas praças, pessoas fazendo exercícios coletivos como dança, Tai chi chuan e outros clássicos da cultura chinesa.
Também há espaços para esportes em quadras, academias e, claro, salões de ping-pong, o esporte favorito dos chineses.
Gastronomia chinesa
Os chineses amam uma gastronomia rica e variada. Desse modo, a alimentação na China vai muito além dos chás, arroz e noodles.
Na China se consome muitos vegetais, tofu, cogumelos e frutos secos. Do mesmo modo, há lanchonetes de todos os tipos e restaurantes de fast-food chineses e internacionais.
Serviços abertos o dia todo
Não só durante o dia, mas a noite toda também! Só para exemplificar, se quiser cortar o cabelo às quatro da manhã, você vai encontrar um salão aberto. Se quiser dar uma volta e comer algo às duas da manhã, pode ter certeza de que haverá uma lanchonete disponível.
Em síntese, as cidades da China se adaptam a qualquer rotina e a qualquer demanda. A vida na China é agradável, segura, arrojada e amigável.
Estilos de vida
Quem gosta do fervor de cidades como São Paulo e Nova York, por exemplo, vai gostar bastante da movimentação de grandes cidades chinesas, como Xangai, Pequim e Cantão.
Nesse sentido, a vida na China, especialmente em cidades grandes, é cheia de pessoas que buscam aprender, conhecer novas pessoas e se divertir. Igualmente, há vários lugares para essas pessoas que estão repletas de energia, como:
- Lojas repletas de novidades;
- Centros educacionais;
- Lanchonetes;
- Bares.
Existem, ainda, praças e parques para quem busca um pouco de sossego. É muito comum encontrar pessoas conversando e jogando mahjong em espaços públicos, afinal é também um ótimo lazer, não é?
Saiba mais sobre vida na China no canal da Pula Muralha:
Em suma, independente se você é do tipo de pessoa que gosta de lugares mais movimentados ou ainda de lugares mais sossegados, aprender mandarim é bem importante para conhecer ou morar na China!
Como você notou, morar na China é bem interessante e vantajoso para quem quer trabalhar, estudar, passear, enfim, independente do tempo que se passe lá, os benefícios farão parte da rotina.
O melhor é que esses aspectos da vida na China só tendem a melhorar! Inegavelmente, a China já é um dos países mais ricos do mundo e deve subir ainda mais a sua posição. Existe a projeção de que, em 2028, o PIB dos chineses será o maior do mundo!
Se você deseja estudar ou trabalhar na China, saiba que o teste HSK pode ser bem útil. Você o conhece ou sabe da sua importância? O Clube de Chinês pode te explicar direitinho o que significa, é só clicar aqui!
Ficou com vontade de aprender mais sobre a língua chinesa, compreender uma cultura milenar e começar a sua jornada de estudos de mandarim? Matricule-se em nosso Curso Gratuito de 28 dias!
Nele você terá acesso a mais de 50 videoaulas, suporte diário da nossa equipe de professores e também receberá um certificado de conclusão!
再见!
Chinesa. Fundadora do Clube de Chinês, professora com larga experiência no Brasil, mestra em ensino de chinês pela Universidade de Hubei, na China, e em Relações Internacionais pela UNESP, no Brasil.