Tecnologia na China

Tecnologia na China e a conveniência no dia a dia dos chineses

Mesmo para um Brasileiro que vivia em São Paulo, a maior cidade da América Latina, é muito difícil vir à China e não ter uma surpresa gigantesca com toda a tecnologia e conveniência existente até nos aspetos mais básicos da vida dos chineses, como o ato de pagar pelo café da manhã até à facilidade de fazer check-ins, comprar passagens para os velozes trens-bala durante viagens, por exemplo. 

A tecnologia na China tem transformado o dia a dia das pessoas de maneiras surpreendentes. Desde o modo como compramos, nos locomovemos e até mesmo interagimos com outras pessoas, as inovações tecnológicas chinesas estão em todo lugar. 

Neste texto, vamos explorar como a tecnologia está integrada no cotidiano dos chineses, seu impacto social e econômico, e por que aprender mandarim pode ser uma vantagem para quem trabalha com tecnologia. Vamos explorar um pouco mais desse mundo?

A Tecnologia na China e o cotidiano dos Chineses

Tecnologia na China e os pagamentos móveis.

A vida na China moderna é permeada por tecnologia de ponta. Um dos exemplos mais notáveis é o uso massivo de pagamentos móveis. Aplicativos como WeChat Pay – 微信支付 (wēi xìn zhī fù) e Alipay – 支付宝 (zhī fù bǎo) são usados para pagar praticamente tudo, desde uma xícara de café até grandes compras em lojas de departamento. O dinheiro em papel está se tornando uma raridade nas grandes cidades chinesas.

Mas qual é o grande diferencial disso na vida real? Até mesmo porque no Brasil temos acesso ao Pix que se assemelha, certo? Em partes podemos dizer que sim, mas esses aplicativos vão muito além. Peguemos o WeChat por exemplo que é chamado por muitos como um ‘’Super Aplicativo’’.

No WeChat, além das funções de troca de mensagens e consumo de conteúdo, que esperaríamos de qualquer rede social comum, podemos também realizar pagamentos, ter acesso ao menu de restaurantes próximos, fazer o pedido e receber na porta de casa, além de poder chamar táxis, checar o mapa, serviços como agendamento de consultas médicas, fazer compras de supermercado, reservar um quarto de hotel, ver notícias entre muitas outras funções que deixam a vida muito mais simples. 

Outro exemplo é o uso de aplicativos de transporte, como o Didi Chuxing – 滴滴出行 (dī dī chū xíng), o equivalente ao Uber na China que pode inclusive ser utilizado por dentro do WeChat. 

Além destes aplicativos, o compartilhamento de bicicletas e scooters elétricas tornou-se uma prática comum, fazendo com que a população não precise mais comprar um carro ou mesmo uma bicicleta, uma vez que existe a possibilidade de alugar uma bicicleta ou até mesmo bicicletas elétricas por valores minúsculos em uma cidade projetada para ser de fácil locomoção com ciclovias, praças e vias específicas para esses meios de transporte. Até as viagens intermunicipais são facilitadas por aplicativos como o 12306 – 铁路 12306 (tiě lù 12306), que simplifica a compra de passagens de trem e permite um planejamento de viagem mais eficiente.

Impacto da tecnologia chinesa na área da saúde

Tecnologia na China, área da saúde.

Na área da saúde, a tecnologia chinesa está revolucionando o atendimento médico. Hospitais e clínicas estão adotando a telemedicina, permitindo que pacientes em áreas remotas tenham acesso a consultas médicas sem precisar viajar longas distâncias. Aplicativos de saúde, como Ping An Good Doctor – 平安好医生 (píng’ān hǎo yī shēng), oferecem consultas online, diagnósticos e até mesmo a entrega de medicamentos diretamente na casa dos pacientes.

Além disso, a inteligência artificial está sendo usada para melhorar diagnósticos e tratamentos. Startups e grandes empresas de tecnologia estão desenvolvendo algoritmos que podem detectar doenças em estágios iniciais com maior precisão do que os métodos tradicionais. Robôs estão sendo usados em hospitais para tarefas como desinfecção e entrega de medicamentos, melhorando a eficiência e reduzindo o risco de contaminação.

A Importância de aprender mandarim para quem trabalha com tecnologia

Para quem trabalha com tecnologia, aprender mandarim pode abrir muitas portas. A China é um dos maiores mercados de tecnologia do mundo, e muitas das inovações mais emocionantes estão sendo desenvolvidas por empresas chinesas. 

Ter conhecimento de mandarim pode facilitar a comunicação com colegas, parceiros de negócios e clientes chineses, além de proporcionar uma compreensão mais profunda do mercado local.

Aqui estão algumas frases úteis em mandarim relacionadas ao mundo da tecnologia:

  • Olá, eu sou um desenvolvedor de software. – 你好,我是一名软件开发人员。 (nǐ hǎo, wǒ shì yī míng ruǎn jiàn kāi fā rén yuán.)
  • Podemos usar o WeChat Pay? – 我们可以用微信支付吗?(wǒ men kě yǐ yòng wēi xìn zhī fù ma?) 
  • Você já usou o Didi Chuxing? – 你用过滴滴出行吗? (nǐ yòng guò dī dī chū xíng ma?)

A tecnologia na China está transformando a vida das pessoas de maneiras impressionantes. Do pagamento móvel ao transporte e à saúde, as inovações chinesas estão facilitando o cotidiano e melhorando a qualidade de vida na China

Para aqueles que trabalham com tecnologia, aprender mandarim pode ser um grande diferencial, permitindo um maior entendimento e integração no mercado chinês. Portanto, comece a aprender mandarim hoje mesmo e prepare-se para explorar um mundo de novas oportunidades!

Angelo Rigonatti

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *