Chinesa cria pôster especial para o dia dos namorados

A data mais esperada pelos casais apaixonados está cada vez mais perto! Junho já chegou e com ele muitos já deram início à contagem regressiva para presentear a pessoa amada no próximo dia 12, quarta-feira. Nesse clima de Dia dos Namorados, o amor está praticamente por toda parte! E quem aí nunca se preocupou com o que dar de presente para o grande amor (ou crush) nesse dia tão especial?


Aqui no Brasil o Dia dos Namorados é sempre comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido também como o “santo casamenteiro”. Mas, como como você leu no título do post, “Chinesa cria pôster especial para o dia dos namorados”, será que na China se comemora o Dia dos Namorados nesse mesmo dia? E será que eles também possuem um “Santo Antônio”? 🤔
A resposta é: não! E mais uma coisinha: os chineses comemoram o Dia dos Namorados 3 vezes por ano!
Ué?! Como assim? Por que comemorar a mesma data tantas vezes? Um dia só não é suficiente? Você vai entender os motivos de cada uma dessas datas agora mesmo!
Vamos lá?!

Você pode conhecer os modelos e escolher qual você vai presentear: Ver os modelos e escolher seu pôster.

Valentine’s Day (Dia dos Namorados)

Conhecido no mundo todo como “o dia mais romântico do mundo”, o Valentine’s Day (ou Dia de São Valentim) é comemorado não só nos Estados Unidos e em boa parte de outros países ocidentais, mas também é celebrado em países asiáticos como a China, Coréia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia, Malásia e Índia.  Assim como aqui no Brasil, muitos reservam essa data para a troca de presentes e agrados com a pessoa amada, em comemoração especial de sentimentos nutridos por outra pessoa.

520

520? O que isso tem a ver com dia dos namorados? Será que é um número da sorte? Onde entra o amor nesses números? Calma que tudo já vai fazer sentido!

Em português escrevemos as datas seguindo a ordem dia e mês, certo? Na China, por outro lado, a ordem é inversa da que estamos acostumados: primeiro vem o mês e depois o dia. Ou seja, escrevemos 20/5 no Brasil e 5/20 na China. Temos aqui a outra data do Dia dos Namorados na China: 20 de maio! E é daí que vem o número 520. Mas a história ainda não acabou, não!!

O mandarim é uma língua tonal, regida pelos sons e muitos deles podem ser assimilados às outras palavras. Por exemplo, a data 520 faz associação à frase “eu te amo” em mandarim, pois ambos possuem uma fonética muito semelhante. Os chineses usam muitos números como gírias na internet e 520 também foi um desses atalhos para dizer “eu te amo”. Foi assim que o número 520 se tornou um dia romântico na China!

Vamos comparar os sons:

520                               Eu te amo
五二零                          我爱你
wǔ èr líng                     wǒ ài nǐ


Clique
aqui para ouvir a semelhança entre as duas expressões.
A língua chinesa tem muitas palavras e números homófonos e isso tem influência em diversos aspectos da vida dos chineses, até mesmo culturais.  (Clique aqui para saber mais).

Festival Qixi 七夕节 (Qī xì jié)

O terceiro e último Dia dos Namorados da China é um pouco mais tradicional. Ele segue o calendário lunar e ocorre anualmente no dia 7 de julho, por isso este dia é chamado literalmente de “festival da noite do sete”. Aqui no Ocidente seguimos o calendário solar e essa data varia de ano a ano, caindo geralmente no mês de agosto.

Essa data, diferente das anteriores, é, na verdade, a celebração milenar da história de um casal que passou por muitas dificuldades para ficar junto há mais de 2 mil anos. De forma bem resumida, o romance é entre um jovem vaqueiro, chamado 牛郎 (niú láng), e uma jovem costureira, 织女 (zhī nǚ), filha da Deusa do Céu. Ambos se apaixonaram na Terra, mas ao descobrir o romance, a mãe de Zhinǚ ordenou que ela retornasse para o Céu.

Niúláng ao tentar alcançar a amada no momento da separação foi barrado pela Deusa do Céu, que criou um grande rio celeste de águas impetuosas, hoje conhecida como Via Láctea. Passado um tempo, vendo a filha triste e ainda apaixonada por Niúláng, Zhinǚ conseguiu a compaixão de sua mãe e esta decidiu que deixaria o casal se encontrar uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês lunar. Marcado como o Dia dos Namorados na China, esse é o dia em que pássaros formam uma ponte celestial entre o Céu e a Terra para que o casal apaixonado possa se encontrar.


Entre tantas comemorações e histórias de amor, você já pensou que o seu nome também pode carregar muitos significados e emoções? Na China os nomes geralmente são compostos por dois ideogramas (ou duas sílabas), mas há casos de nomes com apenas um ou três ideogramas.

De qualquer forma, cada um deles possui um significado e para escolher o nome de um bebê, muitos pais e avós gastam horas e horas para chegar a uma conclusão. Afinal, o nome da criança deve trazer sorte para toda a sua vida, desde o nascimento até a velhice. Os nomes chineses geralmente carregam sentidos como sabedoria, excelência, poder, felicidade, beleza e muitos outros.

Mas não são apenas os chineses que podem ter nomes assim! Você também pode ter um nome cheio de significados! Geralmente os nomes estrangeiros são adaptados de acordo com a fonética, mas muitos trazem sentidos que podem transparecer a personalidade da pessoa. Veja alguns exemplos de nomes brasileiros em chinês:

Caio                                                Aline
凯友                                                爱林
kǎi yǒu                                           ài lín
espetacular | amigo                     amor | bosque

Se tem uma coisa que todo mundo gosta, essa coisa é receber mensagens de amor. Pode ser uma mensagem em português mesmo, em uma carta, mensagem de voz ou até mesmo em um bilhetinho dentro de uma caixa de bombom. Vindo da pessoa certa e de quem a gente ama, até a frase mais simples como um “estou com saudades” ou “eu gosto de você” ganha um sentido mais que especial, né? 

Mas já imaginou poder presentear a pessoa amada com o nome dela em chinês, com um significado que a descreva e a represente tudo aquilo que ela é para você? O tão esperado dia 12 está chegando, então, além de fazer um programa a dois, que tal presenteá-la com algo que é totalmente diferente de uma caixa de chocolate, relógio, perfumes e tantas outras coisas mais?

É isso mesmo que você está vendo! São pôsteres com os nomes do casal em chinês! A Si Liao, professora do Clube de Chinês e apresentadora do canal Pula Muralha, irá escrever à mão os nomes do casal em 2 pôsteres especiais do Dia dos Namorados. 

Ficou com algumas dúvidas? Vamos para as perguntas frequentes:

COMO ASSIM FEITO À MÃO?
Queremos pôsteres especiais para o casal. Por isso, a Professora de Chinês Si Liao vai escrever seu nome e o da pessoa amada um por um, à mão, utilizando caligrafia chinesa. Assim, você terá dois pôsteres únicos e exclusivos.

E A QUALIDADE DO MATERIAL?
A gente gosta de caprichar. Vamos imprimir os pôsteres em tamanho A3 (29,7 cm x 42 cm), em papel Couché Fosco 300g. Ou seja, ele será grossinho o suficiente para ter consistência, mas maleável no ponto certo para enrolar e inserir na embalagem sem danificar a arte. E o acabamento será feito em laminação fosca, uma fina camada de plástico para proteger o desenho. No verso, ainda vamos colocar fita adesiva dupla face para facilitar se você já quiser colar direto na parede.

SOBRE A EMBALAGEM
Na embalagem, super lacrada e segura, vamos inserir os dois pôsteres enrolados. Eles serão embalados com muito carinho para que cheguem bem em suas mãos. Atenção: NÃO acompanha a moldura! Inclui apenas os pôsteres.

O QUE VEM DENTRO DA CAIXA?
Atenção: NÃO acompanha a moldura! Inclui apenas os DOIS pôsteres. Dentro da embalagem, você vai encontrar os dois pôsteres enrolados e protegidos. Se você quiser os quadros para inserir os pôsteres, poderá comprar separadamente em sua loja preferida ou comprar online com a loja que vamos indicar após confirmar seu pedido.

POSSO ESCOLHER DUAS ARTES DIFERENTES?
Nós aconselhamos escolher um único modelo para os dois pôsteres. Mas, caso queira artes diferentes para o casal é necessário entrar em contato com a nossa equipe para verificar a disponibilidade. Basta escrever para ccontato@pulamuralha.com.br

QUERO SÓ 1 PÔSTER, NÃO 2! O QUE FAÇO?
A gente entende. Talvez você mora junto da pessoa amada e vocês só querem um pôster, não dois. Tudo bem! Para comprar apenas um pôster, o valor é R$ 69,90 e você pode fazer isso clicando neste link. Depois, é só enviar um email para contato@pulamuralha.com.br para confirmar qual modelo você vai querer.

COMO POSSO PAGAR?
Aceitamos pagamento à vista no boleto bancário. Mas você também poderá parcelar em até 3 vezes sem juros no cartão de crédito.

EM QUANTO TEMPO O MEU PEDIDO CHEGARÁ?
Assim que o seu pedido for aprovado, vamos iniciar a produção. Como é algo personalizado, pode demorar um pouquinho. Em seguida, vamos enviar pelo Correios. Logo, o tempo para chegar até você é a soma de do tempo de produção (7 a 10 dias úteis) + o prazo de entrega do Correios, que dependerá do seu CEP.

POSSO RASTREAR O PEDIDO?
Com certeza! Iremos enviar em seu e-mail o código de rastreio do seus pôsteres.

E SE O MEU PÔSTER CHEGAR DANIFICADO?
Isso é muuuito difícil de acontecer. Mas, se no ato do recebimento você notar algum defeito, envie e-mail paracontato@pulamuralha.com.br e nós conversamos para entender melhor a situação e ajudar da melhor forma possível.

PARA VER DE PERTINHO E RESERVAR O SEU, CLIQUE AQUI.

Kenji Takada 高田

Professor de mandarim com mais de oito anos de experiência. Graduado em Letras (bacharelado e licenciatura) pela UNESP.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *