|

Guia dos 5 pontos turísticos mais inusitados da China

Conheça e se surpreenda com os pontos turísticos mais inusitados da China

Viajar para a China já é uma aventura por si só, mas você sabia que o país conta com atrações diferentes de tudo que você já ouviu falar? Pois é! 

Hoje vou te apresentar os pontos turísticos mais inusitados da China, que fogem completamente do comum, e quero saber sua opinião: qual deles é o mais surpreendente?

Os mercados de casamentos chineses

Esse é um ponto turístico que não tem lugar fixo. Você pode se deparar com uma feira de casamentos acontecendo em qualquer parque numa grande cidade. Geralmente são organizadas a partir de um mural de papéis rosa (para os perfis femininos) e azuis (para os perfis masculinos), organizados pela família da pessoa, para tentar achar seu par ideal.

Na China, existe o termo 剩女 (shèng nǚ), mulher “sobrante”, que se refere a mulheres chinesas que não se casaram antes dos 27 anos. Muitas vezes, as famílias chinesas buscam essas feiras de casamento para conseguir “desencalhar” suas filhas e filhos, mesmo sem o consentimento deles. 

Esse é um fenômeno interessante de ser observado. Se você quiser visitar, você pode conhecer o Mercado de Casamento de Xangai, o mais famoso mercado de casamentos da China. 

Vocabulário sobre casamento:

  • 婚礼 (hūn lǐ) – Cerimônia de casamento
  • 新郎 (xīn láng) – Noivo
  • 新娘 (xīn niáng) – Noiva
  • 结婚戒指 (jié hūn jiè zhǐ) – Aliança de casamento
  • 婚姻市场 (hūn yīn shì chǎng) – Mercado de casamento

Tianzi Hotel, o hotel mais peculiar que você já viu

Próximo de Pequim, na cidade de Langfang, você pode conhecer o Tianzi Hotel, construído a partir de três esculturas de deuses do folclore chinês, que representam os ingredientes necessários para uma boa vida.

Pontos turísticos mais inusitados da China: Tianzi Hotel.
Tianzi Hotel | Atlas Obscura (Leitura em inglês)

Da esquerda para a direita, os deuses são: longevidade – 寿 (shòu), fortuna – 福 (fú) e prosperidade – 禄 (lù).

Museu da Melancia da China

Você já imaginou visitar um museu sobre MELANCIAS? Pois é, ao sul de Pequim está localizada uma das maiores produções de melancia do mundo, por isso o governo municipal de Panggezhuang escolheu a cidade para sediar um museu em homenagem a essa deliciosa fruta!

Fundado em 2002, o Museu da Melancia da China tem 4.000 metros quadrados de exposições que traçam as origens da melancia, desde seu local de nascimento no sul da África até sua eventual ascensão, aparentemente, ao espaço. 

O museu futurista e moderno está repleto de melancias de cera, exibindo as várias variedades de todo o mundo, cercadas por uma abundante iluminação neon. As exibições cobrem quase todos os aspectos das melancias, desde sua história, métodos de cultivo, até a “cultura da melancia” da China. 

Há antigos poemas chineses em exibição que fazem referência aos melões e todos os tipos de placas e placas informativas. Até o próprio edifício é adornado com uma melancia gigante impressionista sobre as portas da frente.

Se você achar melancias neon pouco naturais, há também uma área de exposição ao ar livre onde várias variedades reais de melancia estão crescendo. Este museu é definitivamente sobre melancias, pois até o seu formato é de melancia!

Como perguntar “Como chegar ao Museu da Melancia?”

庞各庄镇怎么去?
(páng gè zhuāng zhèn zěn me qù?)
“Como chegar ao Museu da Melancia?”

Lembre-se: a estrutura é o nome do local + 怎么去?(zěn me qù?)

Um edifício no formato de um piano

O edifício Piano and Violin, construído em 2007, serve como um showroom para exibir planos para o recém-criado distrito de Shannan na cidade de Huainan, China. O edifício foi projetado pela Universidade de Tecnologia de Hefei. Seu formato único o tornou um destino turístico popular, com muitos recém-casados ​​tirando fotos em frente a ele. 

Os moradores locais se referiram afetuosamente a ele como:

中国最浪漫的建筑
(zhōng guó zuì làng màn de jiàn zhú)
“O edifício mais romântico da China

O edifício Piano and Violin não é apenas um destino turístico popular, mas também uma prova do design arquitetônico inovador e criativo na China. Os visitantes podem fazer visitas guiadas ao edifício e aprender mais sobre seu design e os planos para o novo distrito. O edifício também oferece uma ótima vista da área ao redor, com a seção de violino transparente proporcionando uma vista panorâmica da cidade.

Como falar “Eu sei tocar piano/violino” em chinês?

我会弹钢琴
(wǒ huì dàn gāng qín)
Eu sei tocar piano.

我会拉小提琴
(wǒ huì lā xiǎo tí qín)
Eu sei tocar violino.

A estação de metrô mais assombrosa!

O metrô de Chongqing, na China, tem uma estação bastante peculiar. A princípio, a  Estação Caojiawan parece abandonada, mas foi inaugurada apenas em 2015. O projeto da estação não foi muito bem pensado – apenas uma das três saídas planejadas é usada, enquanto as outras duas estão cobertas de ervas daninhas e vegetação selvagem.

Mesmo ao utilizar a saída funcional, os passageiros locais encontram dificuldade. Depois de sair da estação, os passageiros acabam no meio do nada. Não há estradas conectadas à estação, então as pessoas têm que caminhar pelo matagal.

Ao visitar a estação, você perceberá que ela é bem deserta. Não há pessoas, exceto funcionários. Então, esta pode ser uma ótima oportunidade de ter uma experiência de metrô chinês sem medo da lotação!

Estes pontos turísticos podem te assustar, mas falar chinês não precisa ser assustador!

Há um ano morando na China, tenho viajado muito por aqui e me comunicado com tranquilidade com os chineses. Hoje, trago um vocabulário básico de 10 frases para garantir que você vai conseguir visitar pontos turísticos sem preocupações.

门票多少钱? 
(mén piào duō shǎo qián?)
“Quanto custa o ingresso?”

这里几点开门 / 关门?
(zhè lǐ jǐ diǎn kāi mén / guān mén?)
“A que horas abre/fecha este lugar?”

这里可以拍照吗?
(zhè lǐ kě yǐ pāi zhào ma?)
“Posso tirar fotos aqui?”

这里有导游吗?
(zhè lǐ yǒu dǎo yóu ma?)
“Há guias turísticos aqui?”

这里可以刷卡或用手机支付吗?
(zhè lǐ kě yǐ shuā kǎ huò yòng shǒu jī zhī fù ma?)
“Posso pagar com cartão ou celular aqui?”

附近还有什么好玩的地方?
(fù jìn hái yǒu shén me hǎo wán de dì fāng?)
“Quais outros lugares legais existem aqui por perto?”

洗手间在哪里?
(xǐ shǒu jiān zài nǎ lǐ?)
“Onde fica o banheiro?”

什么时候来这里人最少?
(shén me shí hòu lái zhè lǐ rén zuì shǎo?)
“Qual é o melhor horário para evitar multidões aqui?”

这里附近有出租车或地铁站吗?
(zhè lǐ fù jìn yǒu chū zū chē huò dì tiě zhàn ma?)
“Há táxis ou estações de metrô por perto?”

可以帮我拍张照片吗?
(kě yǐ bāng wǒ pāi zhāng zhào piàn ma?)
“Você pode tirar uma foto minha?”

O primeiro passo para sua viagem: aprender chinês

A vida na China combina tradição e inovação de forma única, proporcionando uma experiência cultural rica. Aprender mandarim é o passaporte para aproveitar ao máximo, permitindo que você explore seus pontos turísticos e se conecte com a cultura local.

Sabia que no Clube de Chinês contamos com um módulo específico para viagens? Pois é! Já ajudamos diversas pessoas a aprenderem chinês voltado para viagens. Por isso, se é do seu interesse visitar a China no futuro, não deixe de aproveitar essa oportunidade e se inscreva já!

Receba conteúdos gratuitamente em seu e-mail!

    Não enviaremos spam. Cancele a inscrição a qualquer momento.

    Lúcia Puglia 卢西亚, Clube de Chinês
    Lúcia Puglia 卢西亚

    Professora do Clube de Chinês, mestranda em Estudos da China na Universidade de Zhejiang. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e em Ensino de Mandarim para Estrangeiros pela Hubei University. Apaixonada por viajar e aprender novos idiomas.

    Posts Similares