O que é Yin Yang?

Se você nunca ouviu essa palavra, com com certeza já viu em algum lugar um símbolo como esse ☯️, certo?

Nesse artigo você vai entender um pouco do significado desse símbolo que está totalmente ligado à palavra Yin Yang, o conceito mais importante da Filosofia Tradicional Chinesa.

Então, imagina só quantos anos de história essa palavra tem!

Antes de analisarmos diretamente a palavra e um pouco do seu conceito histórico-cultural, vamos entender o que significa esse símbolo tão famoso:

yin yang

Pode ser que você já tenha visto inúmeras versões dessa imagem, mas é importante ressaltar que o lado escuro sempre fica na parte inferior (como na imagem), com uma esfera branca em destaque. 

O lado escuro representa o Yin, em chinês: 阴 yīn.

Curso Gratuito de Mandarim

Já o lado claro sempre fica na parte superior, com uma esfera escura em destaque. 

O lado claro representa o Yang, em chinês: 阳 yáng.

Agora que temos o Yin e Yang distintamente representados no símbolo, vamos entender o significado dos ideogramas que os representam?

Você vai perceber que faz muuuuuuito sentido! Vamos lá:

O ideograma a seguir representa o Yin:yin yangO lado esquerdo destacado em vermelho representa uma montanha, é o radical da palavra “montanha” em chinês. Já o lado direito, destacado em amarelo, significa “lua”. 

Ou seja, temos aqui a representação do lado escuro mencionado anteriormente. Para facilitar a compreensão, podemos pensar como se fosse “o lado escuro da montanha”.

Por sua vez, o Yang é representado pelo seguinte ideograma:yin yangAssim como o Yin, no ideograma Yang também temos a presença do radical de “montanha” na parte esquerda. Porém, como podemos ver em destaque na imagem, o lado direito possui um outro ideograma diferente de Yin. 

É o ideograma que significa “sol”. Ou seja, “o lado claro da montanha”.

Levando em consideração o símbolo circular e os ideogramas que representam o Yin e Yang, temos a representação de dois polos distintos: o lado escuro e o lado claro; a lua e o sol.

yin yang

Portanto, o Yin Yang representa forças opostas.

O Yin representa a lua, a escuridão, o frio, o princípio passivo.

Por sua vez, o Yang representa o sol, a luz, o calor, o princípio ativo.

Dito de outra maneira, o Yin Yang é o princípio das dualidades presentes na natureza, onde o positivo não vive sem o negativo e vice e versa. As forças opostas necessitam umas das outras para existir.

Para os chineses, o mundo é composto por essas forças opostas e achar o equilíbrio entre elas é essencial.

Além disso, segundo a Filosofia Tradicional Chinesa, quanto mais Yin você possuir, menos Yang terá. Quanto mais Yang possuir, menos Yin você terá. 

Ou seja, para termos um corpo e mente saudável, é preciso encontrar o equilíbrio entre o Yin e Yang.

yin yang

Como foi dito anteriormente, o símbolo que representa o Yin Yang possui duas pequenas esferas em suas extremidades.

Mas elas não estão lá por puro acaso.

Elas representam o ápice, o ponto mais alto dessas forças opostas e cada uma delas desperta dentro de si um sentimento contrário ao seu.

Essas duas forças complementares compõem tudo o que existe e do equilíbrio entre elas surge todo movimento e mudança.

Confira algumas dessas forças opostas na tabela a seguir:

Dia Noite
Luz Sombra
Entrar Sair
Mão
Horizontal Vertical
Vida Morte
Energia Matéria
Espírito Corpo
Água Fogo
Céu Terra
12h 0h
15h 3h
180°

Talvez você esteja se perguntando: o Yin Yang é usado hoje em dia na China?

Sim, como é uma filosofia, o Yin Yang está muito presente na vida das pessoas. Especialmente na área da Medicina Tradicional Chinesa.

Então, para quem aprende ou quer aprender sobre a Medicina Tradicional Chinesa, é muito importante compreender o conceito de Yin Yang.

Se você gosta e tem vontade de aprender mais sobre a língua chinesa, mas não sabe por onde começar, leia este artigo e você terá uma ótima base para dar os seus primeiros passos nos estudos de chinês!

Aproveite também para se inscrever e acompanhar o nosso canal Clube de Chinês, onde postamos vídeos semanais com novos conteúdos!

Até a próxima!

再见

Kenji Takada
Últimos posts por Kenji Takada (exibir todos)
Curso Gratuito de Mandarim

Kenji Takada

Brasileiro, descendente de japoneses. Graduado em Letras pela UNESP, no Brasil, bolsista em chinês na Universidade de Hubei, na China.

Este post tem um comentário

  1. Daniel

    Gostei muito de seu artigo Kenji, muito esclarecedor!

Deixe uma resposta