Como manter a motivação nos estudos de Mandarim?
|

Como manter a motivação nos estudos de Mandarim?

Quais os primeiros passos para criar uma rotina de estudos de mandarim?

Se você está com dificuldades em iniciar ou até mesmo manter uma rotina de estudos consistente no mandarim. Ou, ainda, precisa de algumas dicas para otimizar seus estudos desse idioma tão diferente. Então, você está no lugar certo, pois o texto a seguir busca trazer alguns métodos baseados em dificuldades recorrentes para quem estuda mandarim.

Além disso, você vai poder conhecer a história da aluna Maria Eduarda, que estudou no Clube de Chinês e compartilhou conosco as suas angústias e motivações estudando chinês.

Um dos maiores desafios: Os ideogramas chineses

Um dos maiores desafios: Os ideogramas chineses. Na foto temos os ideogramas que formam a palavra "força".

O chinês tem uma desafio interessante, que são os ideogramas –  汉字 (hàn zì). Como existem muitos caracteres na língua chinesa, e é necessário memorizar eles no começo, isso gera um certo desespero. Uma das situações muito comuns é memorizar o carácter e, logo em seguida, se deparar com ele em algum texto, porém não se recordar do significado.

Mas, quando isso acontecer, não se sinta frustrado, isso é muito comum, por isso, no chinês é necessário constância. O cérebro precisa estar em constante contato com os ideogramas chineses para que eles sejam memorizados.

Uma das melhores maneiras de lidar com isso é escrever os ideogramas, e para isso você pode utilizar o nosso kit de cadernos de caligrafia. Pode parecer cansativo, mas escrever os ideogramas pode ser mais relaxante do que você imagina. Tente usar esse momento para relaxar a mente, criando um ambiente agradável com música, por exemplo. A prática da escrita estimula a memória muscular, tornando a memorização mais concreta.

10 minutos diários valem mais que 1 hora semanal!

Muitas vezes a agenda não permite um estudo diário, então é muito comum deixarmos de estudar a semana toda, e, em um dia, estudarmos por muitas horas seguidas. Contudo, como mencionado anteriormente, é necessária muita constância com o chinês, para que nossa mente seja capaz de entender os caracteres e as estruturas de forma natural. 

Então, a melhor opção é tentar estudar pelo menos um pouco todo dia, ao invés de estudar um longo período de tempo durante o dia. E, nesse sentido, qualquer estudo é válido, mesmo que seja apenas revisar alguns caracteres já estudados no celular. 

Use a Caixa Mágica de Chinês

Como manter a motivação nos estudos de Mandarim? Use a Caixa Mágica de Chinês, do Clube  de Chinês.

E, ainda na direção mencionada acima, uma tática que pode ajudar muito é o uso da caixa mágica, com 60 cartas criadas para te ajudar a compreender os ideogramas chineses de um jeito fácil e divertido. As cartas se combinam entre si, formando novos significados, permitindo que você consiga formar até 140 palavras diferentes com elas.

Materiais como flashcards são essenciais para estudar caracteres chineses. Eles são um dos métodos utilizados com as crianças chinesas quando entram na escola. As cartas da caixa mágica possuem desenhos que explicam o significado original da palavra, tornando o aprendizado ainda mais visual e eficiente.

Ainda sobre a constância no chinês, as cartas são uma maneira de fazer com que o idioma faça parte do seu dia-a-dia. Existem também muitos aplicativos que permitem que você monte seu próprio deck de flashcards e inclua todas as palavras e frases novas que você estiver aprendendo. 

Estude pinyin e a fonética desde o início

O estudo minucioso dos sons de uma língua, especialmente o mandarim que possui fonemas tão diferentes, é um ponto muito importante no início da jornada. A prática baseada na escuta contínua e na repetição dos fonemas, de maneira bem articulada, cria uma base forte para o domínio do idioma. 

No começo pode ser uma tarefa complicada e cansativa, mas com o tempo é possível fazer esses sons de maneira natural. Esse é um dos esforços que valem muito a pena focar quando você começa estudar mandarim. Busque tabelas fonéticas, vídeos e outras ferramentas, a fim de compreender como o som é produzido pela boca e tente reproduzir.

Nesta aula, disponível no Youtube do Clube de Chinês, você pode entender melhor os sons do mandarim. Confira aqui.

Monitore seu progresso com o planner de metas e rotina

Ao estudar qualquer campo do conhecimento, é necessário estabelecer motivações e focos. Pois, sabendo o que você almeja com o que você está estudando, é possível se auto motivar. Tente sempre reforçar quais são as razões para você estar estudando chinês e os porquês daquele momento que você está reservando faz sentido nas suas metas.

Uma coisa muito importante, é manter sempre uma direção para seguir. Dessa forma, monte um plano de estudos a longo prazo utilizando o planner de metas e rotina e monitore sempre seu progresso, anotando seu nível atual e suas conquistas. Pois, assim, no futuro você vai poder ver o quanto evoluiu e isso ajuda demais nos momentos de desânimo.

Ademais, procure dividir sessões de estudo para cada competência da língua. Dessa maneira, quando você vai sentar para estudar com um objetivo em mente e não vai perder tempo pensando qual vai ser seu foco do dia.

Como manter a motivação nos estudos de Mandarim? Monitore seu progresso com o planner de metas e rotina, do Clube de Chinês.

Faça o que você gosta!

Reforçando a necessidade de incluir o chinês no dia-a-dia, um dos melhores métodos para fazer isso é consumir entretenimento em chinês. Isso pode ser feito buscando filmes, livros e músicas, mas também utilizando redes sociais em chinês. 

Caso queira recomendações, você pode checar alguns dos seguintes textos: 

Além disso, você pode explorar novos interesses na cultura chinesa para se conectar mais com a China e aprimorar seu aprendizado de mandarim. Incorporar esses elementos no estudo do idioma torna a experiência mais rica e envolvente, ajudando a manter o interesse e a motivação.

A culinária chinesa, por exemplo, não só amplia o vocabulário, mas também oferece uma imersão cultural profunda através dos sabores e das tradições gastronômicas. As lendas chinesas são ricas em histórias, proporcionando uma compreensão mais ampla das tradições e valores culturais do país. A ópera chinesa, com sua combinação de música, teatro e dança, é uma forma de arte única que revela muito sobre a estética e a história cultural da China. 

Assim, você pode fugir um pouco de uma rotina de estudos convencional, pois é importante nunca tornar o aprendizado uma tortura, mas sim algo prazeroso.

Quer um exemplo para seguir?

Alguém que colocou todas essas dicas em prática e hoje em dia recomenda o mesmo para quem está começando é Maria Eduarda, estudante do Clube de Chinês. Ela nos contou que tinha muita dificuldade para manter uma rotina de estudos, e que em certo período estava muito desanimada com os estudos da escola também. 

O primeiro contato de Duda com o chinês foi pelo Clube de Chinês, e segundo ela, foi um momento muito decisivo. Em seu depoimento, ela destaca que no momento em que estava sem motivação para estudar, ela encontrou a live da professora Sisi “PALAVRAS para NÃO passar FOME na CHINA. E, foi assim, que conheceu o curso experimental do Clube de Chinês.

Duda conta que ficou relutante em iniciar mais uma coisa em sua rotina, já que estava fazendo tantas coisas e se encontrava tão desanimada. Mas, assim que começou, se apaixonou pela língua chinesa, e essa seguiu sendo sua maior motivação. Mesmo cansada ela sentia muita vontade de acompanhar as aulas de chinês, e após passar um tempo estudando mandarim, se sentia animada para continuar seus estudos em outras áreas. 

Então, aquilo que ela acreditava que talvez fosse um empecilho, devido a quantidade de coisas que já estava estudando, foi na verdade um alavancador para conseguir estudar cada vez mais.

Uma das coisas que ajudou Duda, foi justamente uma das dicas mencionadas acima: assistir séries chinesas. Ela relata que se apaixonou pelo mundo dos doramas chineses e agora assiste todos os tipos. Inclusive, uma das maneiras utilizadas por Duda é assistir com a legenda em português e em chinês, para poder acompanhar os ideogramas também.

Ela ainda cita, que vive numa cidade pequena, onde não tem muito acesso a cursos de língua. Apesar disso, desde muito nova se via muito interessada em aprender idiomas diferentes. Mas que, apesar disso, encontrou outros métodos para conseguir estudar.

Duda também afirma que quando começou a estudar, sua maior dificuldade eram os ideogramas, dado que ela não dominava completamente a escrita deles. Para isso, a solução utilizada foi escrever bastante. Assim, ela deixa o conselho de praticar muito a escrita no começo, para que essa habilidade possa evoluir com o tempo.

A estudante ainda chama muito atenção para a fonética da língua, tentando sempre focar nos sons corretos. Por exemplo, ao ler o pinyin, ter a consciência de que o sons são diferentes do português, e escutar bastante a pronúncia original. 

Nesse sentido, Duda também destaca a importância de praticar a pronúncia falando. A aluna conta que mesmo sendo tímida, ela encontra momentos em que está sozinha para poder praticar bastante sua fala.

Assista a conversa completa com a Duda: 

Agora é sua vez!

Assim, Duda conseguiu encontrar uma paixão em estudar chinês e isso despertou sua motivação para manter uma rotina de estudos. Você pode fazer como ela e começar, aproveitando que as matrículas para o curso completo de Chinês estão abertas. E, quem sabe assim, seguindo as dicas passadas acima, além de estudar um idioma fascinante, você vai encontrar motivação para outras áreas da vida.

Sara Helena 何莎朗
Sara Helena 何莎朗

Posts Similares

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *