5 formas de melhorar a pronúncia em mandarim sem sair de casa

Quando estamos estudando um novo idioma, atentar-se à pronúncia é muito importante, especialmente no caso de uma língua tonal, como o mandarim. Pronunciar bem cada som é essencial para o entendimento das palavras e frases e, por isso, nesse artigo vou dar algumas dicas para você melhorar sua pronúncia em mandarim sem sair de casa!

Dica número 1: Aprenda BEM o pinyin

A primeira dica pode parecer bem óbvia e repetitiva, mas a ideia aqui não é só aprender o pinyin e sim aprendê-lo BEM. Isso significa que você deve praticar repetidamente a leitura e fala das iniciais e finais e dos tons a fim de torná-los naturais. Uma dica é utilizar uma tabela de pinyin e repetir cada sílaba até memorizar os sons.

O pinyin é a base do sistema fonético do mandarim, então quanto mais cedo você praticar, mais natural sua pronúncia se torna, quanto mais sólida a base, menos correções serão necessárias no futuro.

Treinando o Pinyin e a pronúncia em mandarim.
Treinando o Pinyin.

Aqui vai uma frase para você treinar a pronúncia e os tons:

mā ma qí mǎ. mǎ màn, mā ma mà mǎ.
妈妈骑马。马慢,妈妈骂马

Tradução: A mãe anda a cavalo. O cavalo é lento e a mãe o repreende.

Se você quiser saber mais sobre pinyin, veja nosso artigo de Primeiros Passos no Mandarim: Introdução ao Pinyin.

Dica número 2: Tenha feedback e faça aulas 1 a 1

No Clube de Chinês, a cada desafio que você completa, você recebe um feedback exclusivo dos nossos professores. Eles vão corrigir sua pronúncia e dar dicas personalizadas de acordo com as suas necessidades.

Além disso, a cada final de módulo você recebe uma recompensa: uma monitoria com um dos professores para tirar dúvidas e até mesmo praticar a suas habilidades de comunicação em mandarim!

Ter o acompanhamento de um professor é fundamental, pois o profissional, além de tirar suas dúvidas, também vai perceber quais são suas dificuldades e erros mais frequentes e, com isso, trabalhar técnicas que auxiliem a melhorar sua pronúncia em mandarim.

Dica número 3: Shadowing

O termo em inglês shadowing – ou sombreamento, em português – se refere a técnica de ouvir e repetir um áudio nativo, reproduzindo a mesma pronúncia, tom e ritmo. É uma técnica simples, mas muito poderosa, pois:

• Melhora a sua habilidade de escuta ao mesmo tempo em que melhora sua pronúncia;
  • É gratuita;
  • É efetiva.

Para utilizar essa técnica, você só precisa seguir alguns passos:

1. Escolha um áudio em mandarim (é importante que você tenha a transcrição deste áudio): pode ser um trecho de uma lição, um vídeo no youtube ou um episódio da série que você gostar.
  2. Ouça o trecho atenciosamente pelo menos 3 vezes;
  3. Leia sozinho em voz alta até se acostumar com os sons;
  4. Leia em voz alta acompanhando o áudio original, tente seguir o mesmo ritmo;
  5. Repita até que os sons se tornem naturais para você.

Para esse primeiro teste, recomendo utilizar um pequeno trecho desse vídeo da Sisi falando só em chinês (do minuto 2:52 ao 2:58):

• 而且现在我也要对你说 (ér qiě xiàn zài wǒ yě yào duì nǐ shuō),
  • 如果你想去做 (rú guǒ nǐ xiǎng qù zuò),
  • 你有想做的事情 (nǐ yǒu xiǎng zuò de shì qíng),
  • 那就去做吧 (nà jiù qù zuò ba).

Essa técnica é muito útil quando combinada com a próxima dica:

Dica número 4: Grave a sua pronúncia em mandarim

Essa dica também é bem simples e consiste em apenas dois 3 passos:

1. Arranje um gravador de voz, pode ser o do seu celular ou computador;
  2. Grave-se falando em mandarim;
  3. Ouça seu áudio e corrija os erros. Aumente a velocidade gradualmente.

Eu sei, pode dar um pouco de vergonha e desconforto em ouvir a sua própria voz, mas você não precisa compartilhar com ninguém. Pode considerar um projeto pessoal. Mas, se quiser, você pode compartilhar com nossos professores ou em nossa comunidade para ter feedbacks.

Uma experiência muito legal é combinar o shadowing com a gravação de áudio:

1. Faça o passo a passo completo do shadowing;
  2. Grave a si mesmo;
  3. Ouça o áudio;
  4. Aperte o play no áudio original e no seu próprio áudio para comparar.
Processo de gravação do próprio áudio para a melhora da proníncia em mandarim.
Processo de gravação do próprio áudio.

Dica número 5: Escute o idioma

Quando estamos focando apenas em melhorar a pronúncia em chinês, podemos esquecer de fazer um dos passos mais importantes: ESCUTAR o idioma.

É através da escuta que seu cérebro se acostuma com os sons e ritmos do idioma. Por isso, é importante buscar esse contato desde o primeiro contato com o mandarim. Para isso, você pode assistir filmes, séries e animações ou ouvir músicas chinesas!

Agora é com você!

Agora que você leu dicas para aprender chinês e melhorar a sua pronúncia, que tal colocá-las em prática e compartilhar suas experiências aqui nos comentários?

E se você deseja aprender chinês de verdade e com liberdade, venha fazer parte do nosso Clube de Chinês!

Nicole Espoladori
Professora no Clube de Chinês, graduada em Relações Internacionais pela UNICSUL e bolsista na Universidade de Hubei. Entusiasta de línguas estrangeiras e apaixonada por explorar diferentes culturas.