Por que o mandarim é uma língua lógica?
|

Por que o mandarim é uma língua lógica?

Entenda como Ana, estudante do Clube de Chinês, descobriu que mandarim é mais fácil do que parece.

Ao se deparar com a língua chinesa, muitas pessoas temem estudá-la por ser muito diferente. No entanto, aqueles que embarcam nessa jornada logo percebem algumas facilidades que só existem no mandarim. Uma dessas pessoas é Ana, aluna do Clube de Chinês, que ao longo de seus estudos percebeu como esse idioma é lógico. 

Quer entender um pouco mais sobre essa lógica e como ela se destaca de outras línguas?Nesse texto vamos discutir um pouco sobre como essa dinâmica opera na formação de palavras e frases utilizando alguns exemplos que demonstram isso.

Por que o mandarim é uma língua lógica?

Os ideogramas e a lógica do mandarim

Para introduzir nossa discussão, não há outra maneira sem ser falando dos ideogramas. Eles são os elementos básicos dessa língua, e neles estão contidos os primeiros aspectos lógicos do chinês. 

A fim de se aprofundar nesse conceito, vamos observar o ideograma 木 (mù). Esse caractere representa madeira ou árvore, pois ele se assemelha a uma árvore. Ou seja, baseado na imagem, há uma representação que constrói um significado. Ainda nesse sentido, há o ideograma 本 (běn), e, como é possível observar, ele se assemelha muito ao primeiro ideograma, mas com um traço adicional na base. E, de maneira muito intuitiva, o conceito por trás desse segundo caractere, é raiz! Ou seja, a base da árvore. 

Perceba que há uma dinâmica lógica que faz com que a essência da escrita possa ser percebida de forma instintiva. E, isso se reproduz na língua de diversas maneiras. Assim, continuando com o exemplo  木 (mù), temos 林 (lín), que são dois 木 (mù) juntos, e transmite a ideia literal de duas árvores. Quando adicionamos mais um 木 (mù), o resultado é 森 (sēn), simbolizando floresta. Muito fácil, né?

Caso  tenha se interessado, você pode consultar nosso texto História da Escrita Chinesa: da escrita em ossos à alfabetização em massa. Nele você encontrará mais informações sobre o sistema de ideogramas.

Formação de palavras

Após entender a dinâmica que constrói o elemento mais básico do chinês, vale a pena analisar como essa lógica se propaga para outras dimensões da língua. Para isso, vamos olhar a construção de palavras no chinês! Quando vamos aprender um outro idioma, uma das barreiras é lembrar dos vocabulários. Por exemplo, no português há a palavra cabelo, derivados dessa palavra temos cabeleira, cabeludo, etc. Porém, nem todas as palavras relacionadas a cabelo tem os mesmos radicais, cabel –, um dos exemplos é peruca. Então, nesse caso  um estrangeiro estudante de português deverá aprender duas palavras completamente distintas.

Já no chinês, quando você conhece uma palavra, muito provavelmente você vai ser capaz de deduzir o significado de outras. Com o mesmo exemplo que utilizados, em chinês, temos 发 (fà) que significa cabelo, e a palavra peruca, é 假发 (jiǎ fà). Essa construção é muito simples, pois 假 (jiǎ) é “falso”, ou seja, cabelo falso. Se você souber as duas palavras separadamente, você muito provavelmente será capaz de intuir o significado.

E os exemplos não param por aí, a palavra avião em chinês é 飞机 (fēi jī), sendo que 飞 (fēi) significa “voar” e 机 (jī) significada “máquina”, ou seja, máquina voadora. De tal forma, mesmo que você não conheça uma palavra em específico, é possível se deparar com palavras formadas a partir de vocabulários já estudados.

成语 (chéng yǔ) 

Ainda no sentido de formação de palavras, no chinês há um tipo de estrutura que se chama 成语 (chéng yǔ). Essa forma é tipicamente constituída de 4 caracteres e transmite um significado completo. Tal elemento linguístico pode construir conceitos complexos utilizando uma estrutura curta.

Como exemplo, vamos olhar para 苦尽甘来 (kǔ jìn gān lái):

Literalmente, significa amargo.Pode remeter a dificuldade.Significa finalizadoSignifica doce.Pode remeter a felicidade.Significa vir.

Quando colocados juntos, a ideia final é “quando as dificuldades da vida passam, as coisas boas chegam”. Perceba, um significado que, em português talvez tivéssemos que adicionar diversos vocabulários e construções de frase, no chinês apenas a justaposição é suficiente. Isso demonstra a simplicidade e a beleza que existe nessa língua.

Estrutura de frase

Outro aspecto que fortalece a lógica na língua chinesa são algumas estruturas na formação de frases. Caso você queira saber um pouco mais sobre, você pode consultar nosso texto 5 Características da língua chinesa. Mas agora, vamos investigar um pouco a estrutura: [verbo ou adjetivo] + 不 (bù) + [verbo ou adjetivo]. 

Essa é uma estrutura geralmente usada para perguntas, e, para isso, é necessário inserir o 不(bù) que significa “não”. Um exemplo é a frase “对不对?” (duì bù duì), pois 对 (duì) significa “correto” ou “certo”. Assim, o seu significado completo pode ser utilizado, por exemplo, para perguntar se algo está correto. Então, ao invés de usar conceitos abstratos, como no português, só é necessário justapor a afirmação + negação. 

O mandarim é mais fácil do que parece

A lógica existente dentro desse idioma, pode ser uma grande alavancadora nos estudos. Uma das pessoas a notar isso foi a Ana, aluna do Clube de Chinês. Ela conta que seu primeiro contato com a língua foi durante uma experiência trabalhando com chineses. 

Em seu relato, Ana afirma que um escritório com um número relevante de pessoas, não havia ninguém que soubesse falar chinês como segundo idioma. Isso incomodava a estudante, pois, ainda que alguns funcionários chineses soubessem inglês, muitos falavam apenas chinês.

Diante da percepção de uma barreira comunicacional, Ana, que já assistia os vídeos do canal Pula Muralha decidiu começar a estudar chinês. A estudante que estudava inglês há 10 anos destaca que o mandarim abre portas para oportunidades que o inglês não oferece.

Nessa jornada, ela descobriu que o mandarim é muito mais fácil do que parece. Contando sobre sua experiência, Ana relata que percebeu o quanto seu modo de pensar se adaptou ao mandarim, pois em suas próprias palavras “tudo é muito lógico”.

A estudante destaca que a prática é muito importante nesse processo, assim como estar em contato com diferentes mídias em mandarim. Em relação a isso, ela conta sobre como seu interesse por novelas e músicas em chinês aumentou, e, com isso, cada vez mais ela consegue compreender o idioma.

Portanto, a língua chinesa tem diversas camadas que podem ser investigadas. E conforme adentramos nesse mundo, cada vez mais as diferentes lógicas e formas de pensar que existem no idioma se tornam parte da nossa mente. 

Agora é sua vez!

Se, assim como Ana, você sente que a língua chinesa pode enriquecer seu repertório, não hesite em começar a estudar. O mandarim, quando percebido em sua delicadeza, aos poucos se revela como um idioma muito mais simples do que parece. 

Para ajudar em sua jornada, você pode se juntar ao Clube de Chinês e aprender com métodos pensados a fim de fortalecer sua conexão com a língua chinesa. Além disso, você pode acessar o canal do Clube de Chinês no Youtube e saber muito mais sobre o idioma e os inúmeros aspectos da cultura chinesa.

Assista à conversa completa com a Letícia e descubra como mandarim é mais fácil do que parece:

Sara Helena 何莎朗
Sara Helena 何莎朗

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *