Festival do Barco do Dragão

Conheça o Festival do Barco do Dragão

Qual a história do Festival do Barco do Dragão?

O Festival do Barco do Dragão, 端午节 (duān wǔ jié) em chinês, foi inventado há 2.500 anos. Sua origem remonta ao Período dos Reinos Combatentes (475-221 a.C.). A lenda que deu base para a celebração do festival parte da história de Qu Yuan.

Qu Yuan foi um poeta e ministro residente no Estado de Chu durante um período em que sete estados diferentes disputavam pela hegemonia na China. Qu era um artista e um líder político, e trazia inspiração cultural para sua terra. Ele defendia a independência e a unificação do país Chu, a reforma do reino e o preparo para enfrentar os desafios da época. No entanto, quando um novo rei passou a controlar Chu e invadiu sua terra natal, Qu foi traído, caluniado e perseguido.

Como consequência, Qu decidiu se martirizar, se jogando no Rio Miluo. Por ser influente e adorado por aldeões locais, quando souberam do ocorrido foram até o rio, remaram em canoas decoradas com cabeças de dragão e jogaram 粽子 (zòng zi) na água para alimentar os peixes e evitar que o corpo de Qu fosse comido por eles.

O sacrifício de Qu foi visto como um exemplo de patriotismo, lealdade e integridade. Na posterioridade, sua figura se tornou um símbolo e o Festival do Barco do Dragão foi criado para celebrar sua devoção ao país. Além disso, as poesias de Qu Yuan continuam sendo consideradas como as mais importantes da literatura chinesa.

Festival do Barco do Dragão na China. Corridas de Barcos Dragrão.

Quando o Festival do Barco do Dragão é comemorado?

O festival acontece anualmente no quinto dia do quinto mês do calendário lunar chinês, geralmente caindo entre os meses de maio e junho no calendário gregoriano. Neste ano, 2024, a data oficial do festival é no dia 10 de junho.

Tradições do Festival do Barco do Dragão

Este festival é tradicionalmente celebrado através de atividades que remetem à história de Qu Yuan. As atividades mais notáveis são as seguintes:

Corridas de Barcos Dragão

Corridas de barcos-dragão são realizadas em lagos e rios por equipes de remadores sincronizados ao ritmo de músicas tradicionais. As competições representam a procura pelo corpo de Qu Yuan e representam trabalho em equipe, devoção e patriotismo.

Vendas de 粽子 (zòng zi)

Festival do Barco do Dragão na China. Vendas de 粽子 (zòng zi).

O 粽子 é uma espécie de “pamonha chinesa”, que é servida como o petisco oficial do festival. Todos os anos, quando a data do festival se aproxima, os chineses passam a produzir e vender o petisco em massa. Pode-se encontrar para comprar em diversos restaurantes e barraquinhas de rua. 

O 粽子 é basicamente um bolinho de arroz que pode ter variados sabores, temperos e recheios, e é envolto por folhas de bambu ou de bananeira amarradas (o que torna o petisco parecido com a pamonha brasileira). Para comer, é necessário desamarrar as cordas e retirar as folhas que envolvem o petisco, e então tem-se um bolinho de arroz cozido que envolve um recheio variável (salgado ou doce). A tradição surgiu da tentativa dos aldeões de evitar que os peixes comessem o corpo de Qu Yuan.

Decorações Festivas

As ruas se enfeitam com lanternas coloridas, bandeiras e dragões de papel.

Afastando a Má Sorte

Para “não dar sorte ao azar”, os chineses tomam banho com água perfumada, usam roupas coloridas, penduram ervas nas portas e decoram as janelas com recortes de papel.

Festival do Barco do Dragão na China.

Como o Festival é comemorado hoje?

O Festival do Barco Dragão é uma grande festa para todo o povo chinês, incluindo as minorias étnicas do país.

Considerando que durante o período do Festival os chineses têm um feriado de três dias, os chineses fazem viagens nacionais ou passam o dia em torno de lagos ou rios (especialmente, no Yangtze) para celebrá-lo, apostando corridas em barcas de dragão ou contemplando as corridas enquanto comem 粽子 (Zòngzi). Há também os chineses que aproveitam o festival para ficar com a família em casa, evitando sair para lugares lotados.

Competições internacionais

As corridas de barcos-dragão se tornaram um esporte internacional, com eventos realizados em diversos países ao redor do mundo. Há milhões de entusiastas em mais de 85 países. Por isso, durante o Festival, eventos internacionais são realizados na China.

Turismo e eventos culturais

Apresentações de música, dança, teatro etc. são feitas durante o Festival. O festival atrai turistas de todo o mundo que têm interesse na cultura chinesa.

Festival do Barco do Dragão na China. Turismo, eventos culturais e corridas de Barcos Dragrão.

Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO

Em 2009, o Festival do Barco do Dragão foi inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Este título reforça o reconhecimento internacional da importância cultural e histórica do Festival.

Festival do Barco do Dragão na China. Turismo, eventos culturais e corridas de Barcos Dragrão.

Curiosidades sobre o Festival do Barco Dragão

O Festival do Barco do Dragão é uma das celebrações mais vibrantes e culturalmente ricas da China. Como você já viu, essa festividade é repleta de simbolismos e tradições que remontam a milhares de anos, sendo uma verdadeira expressão da herança cultural e das crenças populares chinesas.

Vamos explorar algumas curiosidades fascinantes sobre este evento e entender melhor os elementos que o tornam único:

O Número 5

Ironicamente, porque o número cinco é considerado um número de má sorte na cultura chinesa, o Festival deve acontecer sempre no quinto dia do quinto mês. Dessa maneira, ao celebrar o Festival do Barco do Dragão, o número cinco deve se tornar um símbolo de boa sorte e proteção, revertendo o azar que seria trazido no dia 5.

Dragões

Os dragões são criaturas míticas que representam sabedoria e boa sorte na cultura chinesa. Na ocasião da celebração, os chineses têm oportunidades para “materializar” esta criatura sagrada. As decorações com dragões e os barcos com forma de dragão representam a busca por Qu Yuan. Buscá-lo significa buscar sorte e boas vibrações, e afastar os maus espíritos e o azar.

Conexão com o Ano Novo Chinês

Tanto o Festival do Barco do Dragão como o Ano Novo Chinês são celebrados em datas específicas do calendário lunar chinês. Curiosamente, 2024 foi o Ano do Dragão, tornando o Festival do Barco do Dragão ainda mais especial. Além disso, o dragão é um símbolo de ambos os eventos.

Festival do Barco do Dragão na China. Barcos Dragrão.

Agora é com você!

Se você se interessou pelo festival, é interessante aprender algumas palavras e expressões em mandarim que estão relacionadas ao festival. Quando você estiver visitando a China, conhecendo o Festival do Barco Dragão, com certeza estas palavras serão  úteis para você:

  • 端午节 (duān wǔ jié): Festival do Barco do Dragão
  • 龙舟 (lóng zhōu): Barco Dragão
  • 粽子 (zòng zi): Bolinho de Arroz Zongzi
  • 划龙舟 (huá lóng zhōu): Corrida de Barco Dragão
  • 五彩缤纷 (wǔ cǎi bīn fēn): Colorido e vibrante – Uma expressão útil para descrever o ambiente contagiante e vibrante que é proporcionado pelo Festival.

O Festival do Barco do Dragão é uma celebração que une tradições milenares e patrióticas com a energia contagiante das competições. O festival fortalece os laços familiares, promove a harmonia e incentiva a criatividade e a competitividade, reforçando a identidade cultural chinesa.

Se você tiver a chance de participar desse festival na China, certamente passará por uma experiência inesquecível. É uma importante oportunidade para aprender mais sobre a cultura chinesa, suas lendas, sabores e costumes.

Rafael Queiroz Alves 陈子愈
Rafael Queiroz Alves 陈子愈
Brasileiro. Professor do Clube de Chinês, intercambista pela Universidade de Hubei e mestre em Relações Internacionais e Desenvolvimento pela UNESP.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *