Como estudar mandarim para o HSK e HSKK?
Hoje, vamos falar sobre o HSK e sobre um exame que, apesar de pouco falado, é muito importante: o HSKK.
Para que serve o HSK?
O HSK – 汉语水平考试 (hàn yǔ shuǐ píng kǎo shì) é o teste de proficiência em mandarim. Ou seja: esta prova é um dos requisitos para ser aceito em uma universidade na China, ou conseguir um emprego que envolva comunicação com os chineses.
Como é a prova do HSK?
Atualmente, as provas do HSK são divididas em 6 níveis, sendo que o nível 1 é o básico, e o 6 é o mais avançado.
É importante manter em mente que ele engloba somente a escuta, leitura e escrita. A parte oral é feita em um exame separado, chamado HSKK (hàn yǔ shuǐ píng kǒu yǔ kǎo shì), que veremos mais adiante.
O modelo da prova varia de acordo com o nível dela, ou seja, do nível 1 até o 2, todas as questões estão escritas em caracteres e em pinyin (a transcrição fonética). Por isso, aconselho a ir se desacostumado com o pinyin desde cedo, mas pode ir aos poucos. Falei sobre esse processo de desapego neste texto aqui, na parte “Como desenvolver a leitura em mandarim?”.
É muito importante se atentar, também, aos prazos para se inscrever no exame, que normalmente acontecem duas vezes por ano no Brasil. No site (que está em inglês e chinês), é possível conferir essas datas, assim como o local onde a prova ocorrerá.
Falando de datas, o certificado é válido por dois anos, e passa a valer a partir da data em que foi feita a prova, e não a data do resultado em si (que é divulgado de 1 a 2 meses após a prova).
Ou seja, se eu fiz a prova no dia 8 de setembro e passei, o resultado será divulgado somente em outubro ou novembro, mas o certificado já terá validade a partir do dia 8 de setembro mesmo.
Caso deseje se inscrever para alguma bolsa de estudos na China, aconselho a realizar o HSK com pelo menos 6 meses de antecedência!
Como ir bem na parte auditiva do HSK?
Parte 1: 听力 (tīng lì)
Antes de mais nada, vou comparar os primeiros níveis dos HSKs com o restante:
Até o nível 3, as questões são tocadas duas vezes; e há uma “frase de exemplo”. Na prática, o áudio dirá algo como: “Na parte 1, escute o diálogo e assinale a resposta correta. Exemplo:…”
O termo “exemplo” em chinês é 例如 (lì rú). Então as questões só deverão ser respondidas quando o áudio diz:
现在开始第… …题
xiàn zài kāi shǐ dì… tí
“E agora começa a questão…”
Pode parecer algo simples, mas amigos meus já se perderam na prova e tiveram uma pontuação bem mais baixa por conta disso. Então eu não quero que o mesmo ocorra com você!
Também até o nível 3, as perguntas na parte da escuta possuem imagens, no qual, ao escutar o áudio, é preciso conferir se essa imagem é condizente com o que é dito nesse áudio. Sendo assim, inclua o chinês no seu dia a dia!
Vamos supor que, na lista oficial de vocabulário do HSK 2, apareça a palavra 苹果 (píng guǒ), que significa “maçã”. Você pode fazer um flashcard com essa palavra e ainda adicionar a imagem dessa palavra, e o Quizlet é a ferramenta certa para isso.
Para uma experiência ainda mais imersiva: na próxima vez que for ao mercado ou feira, escreva “苹果” ao invés de “maçã” na sua lista de compras. Dessa forma, você não somente treina a escrita à mão, como também aprende a palavra em seu uso cotidiano, ao invés de somente memorizá-la.
Contudo, aconselho a fazer isso com as palavras das listas oficiais dos HSKs, pois elas certamente aparecerão nos testes. Não aconselho incluir palavras ou tópicos gramaticais que fogem muito dessa lista, pois elas podem ter mais de um significado. Combinado?
Como ir bem na parte de leitura do HSK?
Parte 2: 阅读 (yuè dú)
A parte da leitura pode ser a mais desafiadora para muitos (e eu também estou nessa parcela), pois toma muito tempo dos candidatos. Conforme o nível for subindo, o tamanho das questões a serem respondidas também vai aumentando.
Nos primeiros níveis, basta analisar um grupo de frases, e relacioná-las com a resposta mais adequada. Por exemplo:
Na coluna de perguntas, há a frase:
谢谢你的帮助!
(xiè xiè nǐ de bāng zhù!)
“Obrigada pela ajuda!”
E as opções de resposta são:
A – “De nada!” – 不客气!(bú kè qi)
B – “Não estou com fome” – 我不饿。(wǒ bú è)
A letra a ser selecionada, então, é a A.
Já no nível 4, uma das questões é organizar de 4 a 5 frases na ordem correta para que elas formem um parágrafo. O que me leva a passar a dica de dominar bem a gramática.
Mas a minha dica de ouro é para as questões em que iremos ler parágrafos curtos e assinalar a resposta correta: não leia o parágrafo inteiro, e procure por palavras-chave.
Ficou na dúvida de qual letra assinalar? Selecione uma das respostas que você acredita que possa estar certa, só por prevenção, marque um asterisco ao lado dela, e pule para o próximo parágrafo. Após responder todas as questões, volte para aquelas que te deixaram com dúvidas, e invista o tempo que for necessário nela.
O tempo é bem apertado, então essa foi a forma que encontrei para responder a todas as questões e ainda ganhar pelo menos de 10 a 15 minutos para revisar as mais difíceis. Meu limite de tempo é de no máximo 1 minuto por parágrafo.
Dá certo? Dá!
Como ir bem na parte escrita do HSK?
Parte 3: 写作 (xiě zuò)
Em boa parte dos casos, a única opção disponível de teste é pelo computador, ou seja, você irá para o local oficial onde o exame será realizado, e usará o computador de lá para fazer a prova.
Claro que treinar a escrita à mão é fundamental. Porém, para a prova em si, não precisa se preocupar tanto com essa parte. Nos primeiros níveis, a exigência não é tão alta, e uma das primeiras questões é organizar um grupo de palavras na ordem correta.
A fim de comparação: quando fiz o nível 5 recentemente, precisei organizar as palavras e/ou termos simples em uma frase na primeira parte. Já na segunda parte, precisei escrever dois textos de no mínimo 80 caracteres cada, sendo que o primeiro texto precisava ser feito de acordo com 5 palavras que possuem alguma relação (por exemplo “ônibus”; “transporte público”; “leis de trânsito”; “conveniente” e “preço”); e o segundo texto deve ser feito de acordo com uma imagem disponibilizada.
Sendo assim, a minha dica é se acostumar com a ordem das palavras nas frases.
Bônus: e o HSKK?
Ah… o misterioso HSKK.
Digo misterioso porque, por não ser tão exigido por empresas e universidades se comparado ao HSK, é um teste que parece não receber tanta atenção.
Na época em que me preparei para fazer o HSKK pela primeira vez quase não encontrei simulados e/ ou conteúdos sobre ele na internet, e por isso criei meu próprio método. Mas vamos a ele daqui a pouco! Primeiro, gostaria de falar um pouco do teste em si.
O HSKK possui três níveis: básico (que equivale aos níveis 1 e 2 do HSK); intermediário (equivale aos níveis 3 e 4) e avançado (níveis 5 e 6). Em nenhum nível o candidato falará com uma pessoa real: o teste é todo feito no computador, onde a voz será gravada e enviada para a Central.
O nível 1 é dividido em três partes. Na primeira, você irá escutar 15 frases curtas e repeti-las palavra por palavra. Na segunda parte, você irá ouvir 10 perguntas, e irá responder de acordo com elas. Na terceira parte, por fim, você terá um tempo para responder a duas perguntas (que aparecerão na tela do computador).
No nível 2, que é dividido em duas partes, primeiro você irá escutar 10 frases curtas e repeti-las palavra por palavra. Na segunda parte, você terá de responder a duas perguntas e discorrer sobre duas imagens que aparecerão na tela. Haverá um tempo de 10 minutos para se preparar, e dois minutos para responder a cada uma dessas questões. Como é permitido fazer um “rascunho” no computador, aconselho a escrever as palavras-chave que você gostaria de dizer, e não textos inteiros. O tempo é apertado.
Já no nível 3, você ouvirá 3 parágrafos inteiros e deverá falar o que ouviu, resumidamente (que dor de cabeça!). Na parte 2, há dois minutos para ler um texto. Por fim, na parte 3, você irá responder duas perguntas.
Por fim, a minha técnica para me preparar para o HSKK (nível 2) é a de procurar (pode ser no Youtube mesmo) por frases que contenham vocabulários equivalentes ao nível que estou estudando, e treinar a repetição a partir delas.
Já para a parte de responder a perguntas, eu cronometrava os 10 minutos para me preparar, anotando somente as palavras mais importantes, e os tópicos gramaticais que eu gostaria de utilizar.
Claro, caso queira aquela ajuda personalizada, que te permita conferir se os vocabulários e a gramática estão corretos em cada contexto, torne-se um aluno do Clube de Chinês! Vamos embarcar nos estudos juntos 😀
Gostou das dicas? Tem alguma técnica de estudo que gostaria de compartilhar conosco? Deixe aqui nos comentários!
Se quiser, pode deixar também um 加油 (jiā yóu), força e boa sorte, para a autora deste texto, que fará o HSK 6 daqui há dois anos, mas já está com o coração mais acelerado que o trem bala aqui da China!
Ótimas dicas!
谢谢