3 Documentários sobre a China para compreender sua cultura
Existem muitos documentários sobre a China. Entre eles, há muitos que falam de temas específicos, mais acadêmicos, sobre o crescimento econômico da China. No entanto, discussões culturais também são extremamente necessárias para compreender uma cultura tão diferente das culturas ocidentais.
Neste texto, então, vamos focar nos documentários com temática mais leve e descontraída, voltados para você que tem vontade de compreender a cultura chinesa e vir para a China desvendar este país tão fascinante e (aparentemente) enigmático.
Jia Zhangke, um Homem de Fenyang
O primeiro documentário que vamos discutir é “Jia Zhangke, um Homem de Fenyang”. Este é o primeiro a ser mencionado por dois motivos:
1) Pela importância de Jia Zhangke, que é um dos diretores mais renomados da China contemporânea;
2) pela ligação que existe entre Jia e o Brasil.
Dada a relevância que possui, logo o cineasta foi notado pelo cineasta brasileiro Walter Salles, que dirigiu nada mais, nada menos, que “Central do Brasil”, além de outros filmes muito famosos no Brasil e no mundo. Admirando o trabalho de Jia, Walter juntou uma equipe de produtores brasileiros e foi até Fenyang, a cidade natal do diretor chinês, para gravar um documentário sobre sua vida e sua carreira profissional.
O documentário que fala sobre Jia acabou obtendo naturalmente características estéticas e estilísticas do próprio diretor chinês, ainda que tenha sido desenvolvido por um grupo de brasileiros. É justamente devido a este aspecto que o filme acaba não sendo apenas biográfico, mas também sendo um retrato da China moderna.
Os filmes de Jia Zhangke, embora tenham roteiros e personagens fictícios, se baseiam principalmente em representações realistas e humanas resultados das mudanças que a sociedade chinesa sofreu após a implementação das políticas de Reforma e Abertura – 改革开放 (gǎi gé kāi fàng) durante a liderança de Deng Xiaoping.
De um modo geral, em toda a filmografia de Jia existe uma captação das rápidas transformações da China rumo à modernização, expressando contrastes entre tradição e tecnologia e processos de urbanização, e o lugar dos cidadãos em meio a esses desdobramentos.
Caso você ainda não conheça o trabalho de Jia, assistir a este documentário pode servir como uma porta de entrada para que você entre neste universo profundamente realista, exótico e poético.
Quando Walter Salles veio à China para filmar o documentário sobre Jia Zhangke, a professora Sisi teve a oportunidade de entrevistar o diretor brasileiro. Confira a conversa no vídeo abaixo:
A Origem do Sabor
“A Origem do Sabor” 风味原产地 – (fēng wèi yuán chǎn dì) não é um filme, mas, sim, uma série. Produzida pela Tencent, está disponível na Netflix. Esta é certamente a série documental mais interessante para os amantes da culinária chinesa. Se você é uma pessoa de cabeça aberta, vai amar descobrir os pratos mais exóticos da China.
Os episódios são todos curtos, costumam não passar de 12 minutos, mas são extremamente bem produzidos. Gravados com câmeras de alta resolução, dirigidos de maneira dinâmica, e ambientados com uma trilha sonora tradicional chinesa, os episódios te mantém entretido do início ao fim. A série explora os segredos e técnicas da culinária tradicional chinesa, revelando suas receitas para o mundo inteiro.
A série começou a ser desenvolvida em 2019. Cada temporada é baseada em uma região ou província da China. Da primeira à última temporada, as seguintes respectivas culinárias locais são exploradas:
1) Chaoshan – 潮汕 (cháo shàn): A primeira temporada explora a culinária da região de Chaoshan, conhecida por seus frutos do mar e técnicas culinárias tradicionais. Alguns pratos destacados incluem macarrão de arroz, caranguejo marinado, pasta de soja, bolo de tofu, bolas de peixe e peixe embrulhado. Esta temporada possui 20 episódios, tornando-se a mais longa da série e apresentando a rica diversidade culinária da região.
2) Yunnan – 云南 (yún nán): A segunda temporada foca na culinária diversificada de Yunnan, famosa por sua variedade de laticínios, como o leque de leite de Dali, um queijo fino que pode ser frito, grelhado ou mergulhado no mel. A temporada destaca a diversidade de ingredientes e sabores únicos da região.
3) Gansu – 甘肃 (gān sù): A terceira temporada apresenta os pratos típicos de Gansu, incluindo carne de carneiro, raízes de lírios e o macarrão a moda de Lanzhou. A série mostra como os habitantes locais utilizam ingredientes simples para criar pratos saborosos e nutritivos. Você também irá conhecer sobre as cidades de Gansu, como 定西 (dìng xī), onde se produzem mais de 30 variedades de batata.
4) Guiyang – 贵阳 (guì yáng): A quarta temporada mergulha na culinária de Guiyang, capital da província de Guizhou, conhecida por seus sabores azedos e picantes. Os episódios apresentam pratos como tofu em caldo azedo e diversas comidas de rua locais.
5) Hubei – 湖北 (hú běi): A quinta temporada explora as tradições culinárias da província de Hubei, destacando seus pratos variados e robustos, como o macarrão de peixe de Huangmei e a polpa de coalhada de feijão de Enshi
A série está disponível na Netflix, mas para o Brasil apenas as três primeiras temporadas estão disponíveis.
Spoiler do documentário A Origem do Sabor
O primeiro episódio da série, que inicia com a província de Chaoshan, fala sobre as olivas, que são utilizadas em muitos pratos da região, incluindo sucos frescos e sopas de carne.
Além de conhecermos sobre a culinária regional, a série também nos apresenta mercados e restaurantes populares da região, como o mercado noturno de Sanzhong, onde se encontra o suco de oliva, uma bebida peculiar, que inicia com um gosto amargo no início e fica doce gradualmente.
As olivas também são muito utilizadas em sopas de carne, como com costela de porco, onde elas são incorporadas para trazer a acidez ao prato e equilibrar a oleosidade da carne.
Na série também conhecemos mais sobre a colheita deste e de muitos outros ingredientes, dessa forma podemos conhecer melhor sobre todo o processo de produção das comidas de cada região e todo o trabalho e cuidado que existe por trás de cada pequeno ingrediente.
A China que Você não Conhece
“A China que Você não Conhece” também é uma série de documentários. Em inglês, tem o título “Tales from Modern China”, e foi lançado em 2017 pelo estúdio Lion Television.
A série possui seis episódios, cada episódio tem cerca de 20 a 30 minutos, e busca apresentar aspectos históricos, geográficos, étnicos e culturais de todas as regiões do gigante asiático. O tema central da série documental é discutir: como a China consegue preservar suas tradições milenares e, ao mesmo tempo, alcançar altos níveis de desenvolvimento de tecnologia, infraestrutura e urbanização.
Todos os episódios foram legendados em português pela TVT e disponibilizados no Youtube. Confira os links abaixo:
Assista:
Episódio 2 – Nordeste da China
Episódio 4 – Noroeste da China
Episódio 5 – Sudoeste da China
Os documentários sobre a China
Ao assistir os documentários acima, você vai conhecer um dos melhores diretores da China contemporânea, a culinária chinesa e a conciliação entre tradição e modernidade na China. Essas são as recomendações específicas, mas necessárias para você que está interessado em conhecer o gigante asiático.
Se você está interessado em mergulhar mais fundo na cultura chinesa através do entretenimento, não deixe de conferir nossas recomendações de séries chinesas, cinema chinês e músicas chinesas. E para os apaixonados pelas artes tradicionais da China, recomendamos os conteúdos sobre ópera chinesa e poesia chinesa. Esses conteúdos não só enriquecem sua compreensão do idioma, mas também tornam seu aprendizado mais envolvente e significativo.