Curiosidades culturais da China

5 curiosidades culturais da china que você precisa conhecer

A China é um país de contrastes fascinantes e rica tradição cultural, onde o antigo e o moderno se encontram em todos os lugares. Para quem deseja conhecer a vida na China ou planeja uma viagem para este país cativante, há alguns aspectos culturais que certamente irão te surpreender. Neste post, vou compartilhar cinco curiosidades culturais da China que mais me encantaram durante minha jornada aqui na China.

Conheça estas curiosidades culturais da China

1. Pagamento por QR Code

Curiosidades culturais da China: Pagamento por QR Code

Dinheiro? Cartões de crédito? Esqueça tudo isso quando estiver na China! Aqui, o pagamento por QR code é extremamente comum. Praticamente todos os estabelecimentos comerciais e públicos, desde as grandes lojas aos vendedores ambulantes, aceitam pagamentos via aplicativos como WeChat Pay – 微信支付 (wēi xìn zhī fù) e Alipay – 支付宝 (zhī fù bǎo). Basta escanear o QR code com seu celular, inserir o valor, e pronto! Esse sistema prático e eficiente transformou a maneira como as pessoas fazem compras e transações financeiras na China.

2. Dança da Praça

Curiosidades culturais da China: Dança da Praça

Uma cena que certamente surpreenderá muitos visitantes é a grande quantidade de pessoas idosas dançando nas praças públicas. Essas atividades, conhecidas como 广场舞 (guǎng chǎng wǔ), são tradições populares em toda a China. Grupos de idosos se reúnem para dançar ao som de música alta, geralmente ao final da tarde ou à noite. Além de ser uma maneira divertida de se exercitar, é também uma forma de socializar e manter-se ativo(a).

3. Banheiros Públicos na China

Curiosidades culturais da China: Banheiros Públicos na China

Se você está viajando pela China, prepare-se para um detalhe cultural curioso: muitos banheiros públicos não têm privadas no estilo ocidental. Em vez disso, é comum encontrar o “squat toilet“, em chinês 蹲厕 (dūn cè), uma estrutura no chão onde você se agacha. Embora possa ser uma surpresa para quem não está acostumado(a), esses banheiros são bastante comuns, especialmente fora das grandes cidades e até mesmo dentro dos trens de alta velocidade – 高铁 (gāo tiě). Portanto, sempre carregue papel higiênico e esteja preparado(a) para essa experiência.

4. Bebedouros com Água Quente

Curiosidades culturais da China: Bebedouros com Água Quente

Outra peculiaridade da vida na China é a abundância de bebedouros que fornecem água quente. Isso mesmo, ao contrário de muitos países ocidentais, como o Brasil, onde o acesso a água fria é a norma, na China a água quente é mais popular, pois é utilizada para fazer chá, preparar macarrão instantâneo ou simplesmente para se aquecer. Encontrar esses bebedouros em estações de trem, aeroportos e outros locais públicos é muito útil, especialmente para quem gosta de um chá quentinho.

5. Convites para Comer

Curiosidades culturais da China: Convites para Comer

Na cultura chinesa, as refeições são mais do que apenas momentos para comer — são oportunidades para socializar e fortalecer relações. Não se surpreenda se, ao conhecer alguém, você for convidado(a) para almoçar ou jantar. Esses convites são comuns, pois convidar – 请客 (qǐng kè) alguém é uma maneira de demonstrar amizade e hospitalidade. Recusar o convite pode ser interpretado como falta de consideração, então esteja preparado(a) para aceitar este convite e desfrutar da deliciosa culinária chinesa.

Preciso conhecer a cultura chinesa para aprender mandarim?

Conhecer a cultura chinesa é uma parte essencial do aprendizado do mandarim. Não é estritamente necessário para começar a aprender o idioma, no entanto, compreender o contexto cultural pode tornar o processo mais rico e significativo. Muitos aspectos do mandarim, como expressões idiomáticas e gestos, estão profundamente enraizados na tradição, filosofia e nas práticas culturais chinesas.

Por exemplo, ter uma noção da “etiqueta” das festividades e dos valores culturais da China vai te ajudar a compreender o uso do idioma em contextos sociais e comerciais. Além disso, o aprendizado do mandarim pode ser mais eficaz quando associado a experiências culturais, como assistir a filmes chineses, ouvir música tradicional ou participar de festivais locais. Portanto, embora seja possível aprender mandarim sem conhecer a cultura chinesa, incorporar elementos culturais no processo pode tornar a jornada mais envolvente e gratificante.

Essas são algumas das curiosidades culturais que percebi e mais me chamaram a atenção desde que cheguei ao país. Apesar dessas características culturais estarem presentes por todo o país, a República Popular da China é composta por muitos grupos étnicos e cada região pode apresentar características únicas que as diferenciam das outras províncias, o que mostra como o país é único e fascinante.

Ao conhecer essas peculiaridades, você estará mais bem preparado(a) para explorar a vida na China e desfrutar de tudo o que este país incrível tem a oferecer. Aproveite para descobrir mais sobre a cultura chinesa e viva experiências inesquecíveis!

Ju de Almeida
Ju de Almeida 艾智贤
Professore do Clube de Chinês com mais de 3 anos de experiência. Graduade em Biomedicina pela UFU e atualmente estudante intercambista na Universidade Hubei. Poliglota e amante de idiomas.