Como a cultura chinesa influencia o Brasil?
Não é segredo que o Brasil é um dos países com a população mais miscigenada do mundo, com influências culturais de todas as partes do globo, sendo uma boa parte dessa influência vinda da Ásia e da cultura chinesa.
Em 15 de agosto de 1908, o “Kasato Maru” atracou no Porto de Santos, o navio japonês trazia 700 imigrantes japoneses para o Brasil e também contava com um pequeno grupo de chineses em sua tripulação. Essa data é celebrada como O Dia Nacional Da Imigração Chinesa, foi o primeiro registro de imigração chinesa em territórios brasileiros e a partir desde momento podemos ver como a cultura chinesa começou a impactar o Brasil.
Dos primeiros imigrantes aos maiores parceiros comerciais
Os imigrantes chineses trouxeram consigo uma vasta bagagem de história e cultura chinesa, incrementando aos costumes brasileiros aspectos de sua religião, como o Budismo e o Taoísmo, arquitetura, arte, idioma e muito mais.
Eles viram aqui no Brasil um potencial especial para o comércio e, estando concentrados especialmente na região centro-oeste do país, começaram a trazer também mais da cultura chinesa e também seus familiares que antes haviam permanecido na China.
Diferenças e semelhanças entre a cultura brasileira e a cultura chinesa
Brasil e China, porém, possuem diferenças significativas em seus costumes e histórias. A China não foi colonizada, por tanto a cultura chinesa mantém uma tradição milenar que resistiu a diversas tentativas de invasões e lapsos dentro de seu próprio governo ao longo de sua história. O Brasil teve uma parte de sua história apagada após a invasão portuguesa e, a partir daí, construiu suas características baseadas em todos os povos que aqui foram chegando.
Tanto o Brasil quanto a China são Estados laicos. No entanto, o Brasil possui uma Constituição baseada nos princípios cristãos, e apesar de uma grande pluralidade religiosa, tem a maior parte da população cristã, sendo assim essencialmente cristão em seus valores e moral. Enquanto isso, a China segue uma “filosofia estatal” criada por Confúcio, que rege a base de seus princípios, sem teor religioso.
Apesar de conhecidos pela cultura chinesa de trabalho árduo e incansável, os chineses prezam por qualidade de vida. Não é à toa que, frequentemente, ao andar pelas ruas das cidades chinesas encontramos grupos e com grande quantidade de membros que fazem exercício em conjunto, seja dança ou 太极拳 (tài jí quán).
A ancestral arte marcial Tai chi chuan, é baseada nos princípios filosóficos do taoísmo e da alquimia chinesa, ela visa restabelecer o equilíbrio entre corpo e mente. Ficou muito famosa no ocidente como uma prática de meditação e atualmente é praticada em várias partes do mundo.
Enquanto isso, o povo brasileiro gosta de levar a vida com mais leveza. O trabalho duro é sim valorizado na nossa sociedade, mas o bem-estar, a diversão, a leveza são partes essenciais no nosso cotidiano, por isso mesmo somos conhecidos internacionalmente como um povo alegre.
Culinária chinesa e culinária brasileira
Ambas nações possuem uma extensão territorial enorme, sendo China e Brasil o quarto e o quinto maior país do mundo, respectivamente. Por este motivo, a diversidade cultural também é muito grande, influenciando diretamente na culinária de cada região.
No entanto, algumas regiões possuem similaridades interessantíssimas, por exemplo a região litorânea norte e nordeste do Brasil e a região litorânea sul da China possuem rica tradição culinária de frutos do mar. O nordeste brasileiro também é conhecido por utilizar, em diversos pratos, temperos picantes, o mesmo caso da província de Sichuan, conhecida como a capital culinária chinesa.
Climas regionais no Brasil e China
Essa extensão territorial influência também nos climas regionais de cada um dos países: o norte da China é uma região com intensos invernos e períodos de grande nevascas, enquanto o sul possui verão intenso e temperaturas mais amenas durante o inverno, tendo estações bem definidas.
O mesmo ocorre no Brasil, mas ao contrário, pois estamos localizados no hemisfério sul do globo, mais próximos à Linha do Equador, o que torna o norte do país uma região que apresenta temperaturas elevadas durante quase o todo ano, apresentando períodos de secas intensas. Enquanto o sul, mais distante da Linha do Equador, apresenta temperaturas baixas, podendo chegar a frio intenso durante o inverno e até mesmo episódios de neve.
Brasil e China no Cenário Global
Dentre outras similaridades, a China e o Brasil são países que, por muito tempo, foram deixados de fora do Sistema Internacional por falta de poder. A partir da segunda metade do século 20, a China começou a mudar sua atuação internacional, otimizando suas políticas internas de desenvolvimento e tecnologia. O mesmo ocorre com o Brasil a partir do governo Vargas.
Hoje a China é comandante em diversas áreas da economia mundial, especialmente nas indústrias tecnológica e de automação, além de ter se tornado a maior parceira econômica do Brasil e dos demais países da América Latina e Caribe, sendo uma grande propulsora do desenvolvimento econômico e países do sul global.
Em síntese, a relação entre Brasil e China é marcada por uma história de imigração, diversidade cultural, diferenças e similaridades, mas, sobretudo, por uma crescente parceria econômica que molda não apenas o futuro desses dois países, mas também o cenário global.
1 Comentário