Você já sabe como escrever em chinês no computador? É bem simples!

Não é necessário um teclado novo e nem um adaptador. Siga as dicas abaixo de acordo com o seu sistema!

1. SISTEMA MAC
  2. SISTEMA WINDOWS

SISTEMA MAC

Primeiro, abra a janela de configuração dos idiomas e clique em “+”:

Como escrever em chinês no computador

Escolha Pinyin-Simplificado e clique em “adicionar”

Como escrever em chinês no computador

Agora vamos tentar escrever! Você pode escrever uma sílaba, uma palavra ou até uma frase com o teclado. Para usar o teclado pīnyīn, você precisa saber o pīnyīn dos ideogramas e conseguir reconhecer os ideogramas. Isso é porque uma sílaba de pīnyīn pode ter mais de um ideograma.

Abra algum arquivo em branco e escreva o  “nǐ hǎo” (olá em chinês) sem espaço:

Curso Gratuito de Mandarim

Captura de Tela 2019 06 07 às 16.07.45 Clube de Chinês

Prontinho! Agora você já pode começar a escrever em chinês em seu computador!

Se preferir, você também pode baixar um programa chamado Sogou Pinyin para instalar o teclado chinês em seu computador. A instalação é bem simples!

Acesse o site: http://pinyin.sogou.com/mac/

Clique no botão azul para fazer o download:

Como escrever em chinês no computador

Depois de baixar o programa, abra o arquivo e clique no botão laranja à direita (安装) para iniciar a instalação:

05 Clube de Chinês

É só prosseguir clicando no botão laranja ao centro (下一步):

06 Clube de Chinês

Chegando no final da instalação, é só clicar no botão laranja claro à direita para finalizar a instalação (完成安装):

07 Clube de Chinês

Pronto! Agora você já consegue escrever em chinês no computador usando o programa Sogou Pinyin!

Na barra de idiomas do seu computador, selecione o programa Sogou:

08 Clube de Chinês

Abra um arquivo ou página para testar o seu novo teclado chinês. Escreva ‘zài jiàn’ (tchau em chinês) sem espaço:

09 Clube de Chinês

Bons estudos! 🙂

SISTEMA WINDOWS

Vá até a barra de idiomas, localizada no canto inferior direito da sua “área de trabalho” e clique em “preferências de idioma”:

Inkedwindows1 LI Clube de Chinês
Clique em “Adicionar um idioma”:

Inkedwindows2 LI Clube de Chinês

Aparecerão diversos idiomas para instalação. Digite na barra de busca “chinês” e selecione a opção:

中文(中华人民共和国)Chinês (Simplificado, China)

Clique em avançar.

windows3 Clube de Chinês

Pronto!

O teclado será automaticamente adicionado em sua barra de idiomas. A opção de escrever em chinês aparecerá da seguinte maneira em seu computador:

windows4 1 Clube de Chinês

Abra algum arquivo em branco e escreva o pīnyīn “nǐ hǎo” (olá em chinês) sem espaço para testar:

15 Clube de Chinês

Acesse o site: https://pinyin.sogou.com/

Clique na barra laranja ao lado do QR Code para fazer o download:

16 Clube de Chinês

Ao abrir o programa, clique no botão laranja para iniciar a instalação:

17 Clube de Chinês

Aparecerá uma tela com a porcentagem do progresso da instalação. Aguarde:

18 Clube de Chinês

Quando chegar na tela abaixo com várias opções selecionáveis, desmarque todas e clique no botão laranja para prosseguir:

19 Clube de Chinês

Depois disso, clique no botão inferior direito para continuar a instalação:

20 Clube de Chinês
Prossiga sempre clicando no botão 下一步  (N):

21 Clube de Chinês

22 Clube de Chinês

23 Clube de Chinês

Ao chegar na última seção da instalação do programa, é só clicar no botão localizado no canto inferior direito 完成 (F) e pronto!

24 Clube de Chinês

Agora você já consegue utilizar o Sogou Pinyin para digitar em chinês no seu computador!

É só você ir na barra de idiomas, localizada ao lado do relógio de sua “área de trabalho”. Selecione a opção com o ícone do programa Sogou, de cor laranja na barra de idiomas.

25 e1588860270480 Clube de Chinês

Agora é só digitar em chinês em seu computador! Abra um arquivo ou página na internet e escreva “nǐ hǎo” (oi em chinês), sem espaço para testar o seu novo teclado:

27 Clube de Chinês

Bons estudos! 🙂

Você já sabe qual é a diferença entre chinês e mandarim? Clique aqui para saber mais sobre essas duas palavras!

Até a próxima!
再见!

Últimos posts por Kenji Takada (exibir todos)
Curso Gratuito de Mandarim

Brasileiro, descendente de japoneses. Graduado em Letras pela UNESP, no Brasil, bolsista em chinês na Universidade de Hubei, na China.