Caligrafia Chinesa: Conexão entre arte, cultura e pensamento
|

Caligrafia Chinesa: Conexão entre arte, cultura e pensamento

A caligrafia chinesa, ou 书法 (shū fǎ) em chinês, é uma expressão artística e visual que envolve a escrita dos caracteres chineses. Sua história é milenar e seus primeiros registros foram encontrados em ossos de oráculo e conchas de tartaruga, sistema de escrita chamado de 甲骨文 (jiǎ gǔ wén) em chinês, durante a Dinastia Shang (1600-1046 a.C.).

História da Escrita Chinesa. Primeiros registros em ossos de oráculo e conchas de tartaruga.

Ao longo do tempo, as técnicas, estilos e materiais foram mudando e evoluindo, como você pode ler mais no texto História da Escrita Chinesa: da escrita em ossos à alfabetização em massa, aqui no blog. Atualmente, a caligrafia chinesa é considerada tanto uma expressão artística tradicional, quanto como uma prática meditativa, trazendo diversos admiradores ao redor do mundo.

A paixão pelas tradições e escrita chinesa

Assim como muitos dos nossos alunos, Janaína teve a sua carreira profissional como motivação para estudar mandarim. Como gerente financeira, ela trabalha com vários fornecedores chineses, e dominar o idioma é uma grande vantagem.  Porém, as motivações não param por aí! 

Essa curiosidade já havia começado quando Janaína era criança e praticava kung fu e assistia filmes do Bruce Lee. Durante a vida adulta teve mais contato com chineses e as tradições chinesas, o que fez com que sua curiosidade aumentasse ainda mais. 

Através do canal da Pula Muralha, Janaína decidiu se inscrever no Clube de Chinês e mergulhar no aprendizado, criando sua própria sala de ideogramas, onde ela escreve na lousa e cola nas paredes os exercícios e práticas de cada unidade do curso estudada. O mais legal é que o aprendizado virou um hobby de família, pois ela faz questão de compartilhar com seu marido e filhos tudo o que aprende de mandarim.

A paixão e a admiração levaram Janaína a escolher a Caligrafia Chinesa como tema para seu TCC, que seria voltado à história, evolução, artistas e estilos de caligrafia.

Os quatro mestres da Caligrafia Chinesa

Na história da caligrafia chinesa há diversos calígrafos importantes, mas os Quatro Mestres da Caligrafia são reconhecidos por seus desenvolvimentos, contribuições e estilos que influenciaram gerações. Eles são:

Yan Zhenqing – 颜真卿 (yán zhēn qīng) (709-785 d.C.)

Yan Zhenqing foi um famoso calígrafo da dinastia Tang, conhecido por ter um estilo mais vigoroso e robusto, seguindo o estilo 楷书 (kǎi shū)

Liu Gongquan – 柳公权 (liǔ gōng quán) (778-865 d. C.)

Liu Gongquan também é um dos mestres da dinastia Tang que utilizava o estilo 楷书 (kǎi shū). Suas técnicas demonstravam uma estrutura precisa e elegante, além de apresentar integridade estrutural e beleza formal. 

Ouyang Xun – 欧阳询 (ōu yáng xún) (557 – 641)

Ouyang Xun também foi um calígrafo da dinastia Tang que utiliza o estilo 楷书 (kǎi shū), trazendo traços mais elegantes e definidos.

Zhao Mengfu – 赵孟頫 (zhào mèng fǔ) (1254-1322)

Zhao Mengfu foi um dos principais mestres de caligrafia durante a dinastia Yuan. Além de reavivar o estilo 楷书 (kǎi shū), destacou-se fortemente no estilo 行书  (xíng shū) e trouxe o uso das técnicas tradicionais com inovações no estilo.

Como treinar a caligrafia chinesa?

Para treinar a caligrafia chinesa você vai precisar de alguns materiais. Se você não tiver os materiais indicados, você pode utilizar lápis ou caneta confortáveis. O importante é praticar e não ficar parado! Vamos lá:

  1. Material Necessário
    1. Pincel – 毛笔 (máo bǐ): Um pincel de caligrafia de boa qualidade.
    2. Tinta – 墨 (mò): Tinta de caligrafia chinesa.
    3. Papel – 宣纸 (xuān zhǐ): Papel de arroz ou papel especial para caligrafia. Uma alternativa fácil e barata é a folha de papel canson, que embora não seja a mais adequada, é um pouco mais grossa que a folha de sulfite.
    4. Pesa-papel – 镇纸 (zhèn zhǐ): Para segurar o papel no lugar.
    5. Pincel de água – 水写笔 (shuǐ xiě bǐ): Opcional, para prática com água em tapetes reutilizáveis.
Como treinar a caligrafia chinesa?
  1. Postura e Posição do Pincel
    1. Postura: Sente-se ou fique em pé com uma postura ereta e confortável.
    2. Segurar o Pincel: Segure o pincel verticalmente entre os dedos polegar, indicador e médio. Mantenha o pincel firme, mas sem apertar demais.
Como treinar a caligrafia chinesa?
  1. Pratique os Traços Básicos
    1. Traços Fundamentais: Pratique os oito traços básicos da caligrafia chinesa, conhecidos como 永字八法 (yǒng zì bā fǎ). Estes incluem o ponto, o traço horizontal, o traço vertical, o traço ascendente à direita, o traço descendente à esquerda, o gancho, o traço curvo e o traço pontiagudo.
  1. Pratique Caracteres Comuns
    1. Caracteres Básicos: Comece praticando caracteres simples e comuns, focando na proporção e no equilíbrio.
    2. Repetição: Repita cada caractere várias vezes para melhorar a consistência e a precisão.

Você também pode praticar a escrita de forma prática e em qualquer lugar, utilizando os cadernos de caligrafia do Clube de Chinês. Neles, você pode utilizar as linhas para manter os ideogramas dentro dos espaços proporcionais, ideal para alcançar o traço perfeito e praticar diariamente.

Por fim, a última dica é internalizar e lembrar-se daquilo que um dia Liu Gongquan disse:

Use o pincel com o coração, se o coração é correto, a escrita é correta.
用笔在心,心正则笔正。
yòng bǐ zài xīn, xīn zhèng zé bǐ zhèng.

Essa frase significa que se sua mente estiver calma, sua caligrafia vai demonstrar esse estado mental. Se sua mente estiver agitada, sua caligrafia também vai demonstrar essa agitação, pois a qualidade da caligrafia reflete a quietude ou desordem interna.

Agora é sua vez!

Se, assim como Janaína, você se interessa pela conexão que o mandarim e a caligrafia chinesa têm com a arte, cultura e pensamento, não hesite em começar a estudar a língua chinesa. Faça parte do Clube de Chinês e aprenda a língua chinesa com os melhores métodos.

A prática é a melhor forma de aprender a caligrafia chinesa e o mandarim. Então, que tal assistir a uma aula gratuita de mandarim e praticar a escrita de ideogramas chineses? 

Nicole Espoladori
Nicole Espoladori
Professora no Clube de Chinês, graduada em Relações Internacionais pela UNICSUL e bolsista na Universidade de Hubei. Entusiasta de línguas estrangeiras e apaixonada por explorar diferentes culturas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *