Como sua carreira pode se beneficiar da parceria entre Brasil e China?
Entenda como aprender mandarim e entender a cultura chinesa pode impulsionar sua carreira e seu network profissional.
Que a China é o nosso maior parceiro comercial e econômico você já sabe. Agora, como explorar esse relacionamento ao seu favor? Ou até mesmo, como pensar sua carreira na China? Primeiro vamos entender o contexto dessa parceria e como isso afeta a realidade do mercado global, do trabalho e dos negócios. Quais mercados são os mais beneficiados e prósperos que surgem a partir dessas negociações.
Empresas como a Huawei e Xiaomi já dominam as vendas de celulares e produtos de tecnologia de bens de consumo. Carros elétricos de marcas chinesas já são os mais populares e acessíveis às famílias brasileiras. Companhias e estatais chinesas de infraestrutura já são presença forte na maior parte dos projetos em construção no território brasileiro. O crescimento astronômico da China não passa despercebido, e o Brasil tem papel crucial para a economia chinesa que não pode ser ignorado.
Vantagens de aprender mandarim para sua carreira
Além da habilidade de se comunicar na língua mais popular do planeta e ter acesso a maior economia do mundo, compreender a cultura e o modo de pensar chinês pode fazer você entender os melhores modos de negociar, criar conexões mais profundas, demonstrar respeito e interesse aos chineses.
Também é importante que você conheça alguns pontos sobre a cultura dos negócios na China: chineses gostam de negociar em mesas de restaurante, não se surpreenda caso seja convidado para comer bem e ainda por cima pagarem tudo, e te impedirem de pagar pela conta. Chineses são mestres em negociar, principalmente em comércios. Saiba como fazer ofertas e se comunicar para ter o preparo necessário nas negociações, mesmo se tratando de altos valores. Dominar a pechincha chinesa fará com que você conquiste o respeito deles.
Construir bons relacionamentos (networking) com pessoas da maior economia do mundo pode trazer oportunidades intermináveis no mercado de tecnologia e em quase todos os segmentos. Chineses valorizam e entregam uma enorme confiança em quem demonstra habilidade e interesse na língua chinesa e sua cultura. E principalmente, existe uma enorme demanda não atendida de profissionais capazes de utilizar o mandarim com outros idiomas do Brasil a fora.
Fora, é claro, todos os benefícios neurológicos comprovados de se aprender a língua e a cultura chinesa, para a memória, noções musicais (tons), métodos de aprendizado entre outros.
Vocabulário de chinês para negócios e trabalho
Se você está pensando em trabalhar na China ou em uma empresa chinesa, é essencial fazer um curso completo de mandarim e focar no vocabulário de negócios. Essas duas coisas são fundamentais para você se destacar no mercado. Por isso, recomendamos começar a estudar algumas palavras e expressões que vão te ajudar no ambiente corporativo:
- Convidar ou favor - 请 (qīng)
Palavra muito importante na etiqueta chinesa, se alguém convida – 请 (qīng) você, sempre será por conta de quem convidou. E uma vez na mesa, pode se discutir sobre negócios, dinheiro, trabalho e carreira sem tabus. Um sinal da enorme hospitalidade chinesa.
- Chefe – 老板 (lǎo bǎn)
Muito comum e utilizada para se dirigir aos superiores. As hierarquias são levadas muito mais a sério, devido a filosofia confuciana. Outra palavra importante seria “gerente” – 经理 (jīng lǐ).
- Escritório – 办公室 (bàn gōng shì)
Onde provavelmente será seu local de trabalho. Caso seja trabalho remoto (home office) o termo seria 远程作业 (yuǎn chéng zuò yè) e você também vai utilizar muito o verbo “trabalhar” – 工作 (gōng zuò)
- Contratar ou ser contratado – 雇佣 (gù yōng)
O que você espera ouvir após uma entrevista de emprego? Agora, se precisa expressar o oposto, a vontade de se desligar da empresa, pode utilizar a expressão “se demitir” - 辞职 (cí zhí).
- Lucro – 利润 (lì rùn)
- Fazer negócios – 做生意 (zuò shēng yi)
- Manejar um negócio – 经商 (jīng shāng)
Histórico e Parcerias Ativas entre Brasil e China
As relações contemporâneas entre a República Popular da China e a República Federativa do Brasil foram estabelecidas já em 1974, com a criação das embaixadas em ambas as capitais.
Não apenas nas relações formais, os primeiros imigrantes chineses foram registrados ainda em 1812, com picos de entrada em 1882 e na década de 1950, até que nos anos 1990 se iniciou um fluxo constante que vem aumentando até os dias de hoje. Hoje, os chineses trabalham majoritariamente com comércio, lojas e serviços, ou trabalham nas sedes de empresas chinesas, principalmente em São Paulo.
O Brasil é considerado como a porta de entrada dos investimentos e acordos dos chineses na América Latina, como seu representante mais significativo na economia e diplomacia. Já em 2009 a China tornou-se o parceiro econômico mais importante do Brasil. Em 2023 já foi estabelecido que o comércio internacional entre os dois países seria feito em moeda local, independente de intermédio monetário de outras potências.
Como membros fundadores dos BRICS+ e com inúmeros bancos, corporações, empresas e estatais, nos ramos de tecnologia, infraestrutura de transporte e energia, bens de consumo e logística operando no país, o Brasil se tornou um mercado de extrema relevância aos chineses. As exportações brasileiras massivas da agropecuária, minérios e peças industriais impulsionam a economia chinesa e baixam bastante o nível de preços, tornando-os relativamente dependentes desses produtos nacionais.
Empresas Chinesas de maior relevância no Brasil, por ramo
Gigantes da tecnologia : Huawei, Xiaomi, Lenovo. Favorito em vendas de celulares, também muito presente para bens de consumo e eletrônicos no país.
Carros : Chery, BYD, SAIC-GM-Wuling, Volvo. Já dominam o mercado brasileiro com preços acessíveis, enorme custo-benefício e carros elétricos (ou híbridos).
Infraestrutura, indústria e energia : China Communications Construction Company (CCCC), State Grid Corporation of China (SGCC) e China Three Gorges Corporation (CTG).
Bancos e finanças — Bank of China, Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) e China Construction Bank (CCB).
Outras muitas operam diretamente em setores como logística, com as empresas CMPort, COSCO e Sinotrans. Entre outros setores relevantes como imigração, assessoria, aplicativos digitais, serviços e turismo, que desempenham um papel de destaque em quase todas as áreas da economia brasileira.
A alta demanda, somada à ausência de profissionais capazes de se comunicar em chinês com certeza é sinal claro de oportunidade de crescimento profissional e empresarial. Dominar o mandarim ou pelo menos ter noções da cultura chinesa abrirá portas para o maior mercado do mundo!