O que estudar para o HSK1?

Confira este guia para iniciar os estudos para o HSK1

O HSK, uma das provas mais reconhecidas de proficiência em mandarim, recebe esse nome a partir do chinês 汉语水平考试 (hàn yǔ shuǐ píng kǎo shì), que literalmente significa “prova de nível de mandarim”. A explicação do nome é dividida em três partes: 汉语 (hàn yǔ), que significa mandarim; 水平 (shuǐ píng), que se refere ao nível; e 考试 (kǎo shì), que significa prova ou exame.

Ou seja, essa sigla vem das iniciais do pinyin do nome da prova: HSK. Se você ainda não sabe o que é pinyin, dê uma olhadinha nesse post aqui: Primeiros passos no mandarim: Introdução ao Pinyin, para entender mais sobre como funciona o sistema fonético do mandarim, pois vamos falar muito sobre isso nesse post aqui.

Como funciona o HSK?

Agora que você já sabe o significado do HSK, vamos entender como funciona essa prova? Bem, a prova é dividida em 6 níveis principais, até o momento. Em breve a prova terá novas alterações e passará a ter 9 níveis, ela ficará um pouquinho mais difícil, portanto, este é o melhor momento para estudar mandarim e realizar o HSK. Mas relaxa, essa mudança ainda levará um tempo.

Esses seis níveis, que vão do mais básico (HSK1) ao mais avançado (HSK6), são projetados para facilitar o aprendizado progressivo do mandarim por estudantes estrangeiros. Eles se alinham ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), que classifica as competências linguísticas em níveis: iniciais (A1 e A2), intermediários (B1 e B2), e avançados (C1 e C2). Isso oferece uma estrutura clara para que os alunos possam acompanhar seu desenvolvimento na língua chinesa à medida que avançam em suas habilidades.

Além do HSK, também temos o HSKK, que vem do chinês 汉语水平口语考试 (hàn yǔ shuǐ píng kǒu yǔ kǎo shì), que é a prova oral de mandarim. Onde a palavra 口语 (kǒu yǔ), que pode ser traduzida como fala ou oralidade, traz o sentido da prova. Essa prova, diferentemente do HSK, é dividida em 3 níveis.

O HSKK agrupa diferentes níveis em uma única avaliação. Assim, os níveis HSK1 e HSK2 correspondem ao HSKK1 (iniciante), HSK3 e HSK4 formam o HSKK2 (intermediário), e HSK5 e HSK6 compõem o HSKK3 (avançado). Ou seja, ao se preparar para o primeiro nível do teste de proficiência em mandarim, você não precisa se preocupar com a prova oral. Você só precisará focar nessa prova específica a partir do segundo nível.

Como funciona o HSK?

Por que é importante entender a estrutura do HSK? 

Para que você possa traçar um plano de estudos mais eficaz, focando nas áreas que realmente importam para o seu nível de proficiência. Assim, você aumenta suas chances de alcançar objetivos maiores, como conquistar a tão sonhada vaga de emprego, se candidatar a um programa de intercâmbio ou conquistar uma bolsa de estudos.

Afinal, a maioria destes programas exige que o candidato tenha, pelo menos, o HSK3. Para realizar a prova nesse nível, é necessário também passar pelo HSKK, que avalia as habilidades de conversação. Portanto, é fundamental entender como esses exames se complementam e o que cada um exige, garantindo que você esteja bem preparado.

Entender o contexto dos exames de proficiência em mandarim é o primeiro passo para se preparar de forma eficaz. Ao identificar seu nível atual, você pode planejar seus estudos de forma mais estratégica, focando nas áreas que precisam de mais atenção e adaptando seu ritmo de aprendizado. Isso permite que você avance com mais confiança e direção no seu aprendizado de mandarim, além de otimizar seu tempo de estudo.

Como é a prova do HSK1?

Agora, falando um pouco mais detalhadamente sobre o HSK1, precisamos entender como a prova é dividida. Você pode pensar que não é tão importante estudar para este primeiro nível, pois ele não será considerado como pré-requisito em programas de intercâmbio. Mas, é  aí que você se engana, existem muitos programas que dão oportunidades de estudos na China apenas com o HSK1. 

Quando iniciei meus estudos, eu não tinha a intenção de prestar a prova. Mas, antes de começar a estudar a língua chinesa, eu pesquisei bastante sobre as oportunidades de estudo e as vantagens de aprender mandarim. E, colocando em prática o plano de estudos do Clube de Chinês, em apenas 3 meses eu consegui alcançar o primeiro nível no idioma, o que me deu uma maior motivação nos estudos.

O HSK1 é destinado aos iniciantes no idioma e conta com um total de 40 questões, divididas em duas principais seções: audição e leitura. O tempo total da prova é de 40 minutos, sendo 5 minutos destinados ao preenchimento de dados pessoais do participante. Observe a imagem a seguir:

Distribuição de perguntas e tempo de prova HSK1.
      Distribuição de perguntas e tempo de prova HSK1.

No relatório de pontuação, a prova fornece três notas: audição, leitura, e pontuação total. Sendo 200 o total maximo de pontos. O requisito para ser aprovado é atingir no mínimo 120. O HSK tem validade de 2 anos a partir da data de realização do exame, isso porque o nível em um idioma varia muito conforme o estímulo e com o tempo isso pode mudar.

Conteúdo do HSK1 e formato das questões

A prova HSK1 exige que você memorize 150 palavras e 54 pontos gramaticais. O interessante é que esse conteúdo é acumulativo, ou seja, conforme você avança, o que aprendeu nos níveis anteriores continua sendo usado. Assim, ao chegar no HSK3, por exemplo, você precisará dominar 600 palavras, mas, se já passou pelo HSK2, 300 delas já estão no seu repertório.

Mesmo que você não tenha uma data para prestar essa prova, é interessante estabelecer um prazo para estudar. Como aluno do Clube de Chinês, você pode seguir um de nossos planos de estudos disponíveis para download na Área do Aluno. Eu sugiro optar pelo plano de 3 meses, ideal para quem está começando, mesmo para quem tem uma rotina corrida. 

Parte de audição do HSK1

A parte de audição da prova é dividida em 4 seções. A primeira sessão consiste em ouvir uma pequena frase em chinês e julgar se a imagem corresponde ao áudio, selecionando entre verdadeiro ou falso. A dica para essa seção é, ao estudar uma palavra nova em chinês, formular frases simples como “assistir filme” ou “ler livro”, em vez de se concentrar apenas na palavra isolada. Veja como é na prova:

Exemplo de questão do HSK1

Na segunda seção, você verá três imagens por questão e deverá selecionar a opção que melhor representa a frase que ouviu. Essa questão é semelhante à primeira, com a diferença de que, agora, você escolhe a imagem entre A, B ou C, em vez de indicar se a afirmação é verdadeira ou falsa. Observe a imagem:

Exemplo de questão do HSK1

Na terceira seção da prova de audição, você ouve um pequeno diálogo com duas frases e deve selecionar a imagem que melhor representa o diálogo que ouviu. Nesta parte, você tem 5 opções de imagem, e cada imagem corresponde a uma questão diferente, ou seja, todas as imagens serão selecionadas. Observe a imagem:

Exemplo de questão do HSK1

Na última seção da parte de audição, você não terá imagens, mas sim palavras. Você ouvirá um pequeno diálogo e, em seguida, uma pergunta sobre o diálogo. Depois, deverá escolher a palavra que responde à pergunta. É muito importante que você conheça todas as palavras e entenda a pergunta que foi feita. Minha dica é ler primeiro as palavras e tentar identificar o que elas têm em comum. Se, por exemplo, todas forem locais, a pergunta provavelmente será “onde…”. Observe:

Exemplo de questão do HSK1

Se sua prova for feita pelo computador, é importante que você fique muito atento ao tempo. Você poderá ouvir o áudio de cada questão duas vezes e ainda terá cerca de dois minutos no final para revisar sua prova. Leia todas as alternativas, procurando palavras-chave em cada imagem ou identificando contextos comuns entre as palavras que ler. 

Nesta primeira prova, não se preocupe tanto com os ideogramas, pois você também terá o pinyin para te auxiliar. E lembre-se: o primeiro áudio será sempre um exemplo, então preste atenção ao comando: 听力考试现在开始 (tīng lì kǎo shì xiàn zài kāi shǐ), que significa “o teste de audição começa agora”. Após esse comando, você pode iniciar a prova.

Parte de leitura do HSK1

Na parte de leitura, a prova também é dividida em quatro seções. A primeira seção é bastante simples: você verá uma imagem e deverá julgar se a palavra ao lado da imagem está correta ou não, escolhendo entre verdadeiro ou falso. Observe:

Exemplo de questão do HSK1

Na segunda seção, você terá cinco imagens e deverá selecionar qual frase melhor descreve cada imagem. Observe como isso aparece na prova:

Exemplo de questão do HSK1

Na terceira seção da prova de leitura, você terá que unir duas partes de um diálogo. Terão cinco frases que pertencem a um diálogo, e você deverá selecionar a frase que melhor se encaixa. Observe:

Exemplo de questão do HSK1

Na última seção, você terá que completar frases, escolhendo qual palavra faz sentido nas frases. Esse tipo de questão aparece da seguinte forma: 

Exemplo de questão do HSK1

Minha dica para a parte de leitura é revisar não só os pontos gramaticais, mas principalmente praticar a montagem de frases e o vocabulário. Ao assistir às aulas do Clube de Chinês, pratique sempre criar frases com os vocabulários aprendidos e usar as novas estruturas gramaticais. O que eu mais gostava, era poder montar minhas frases e postar na comunidade. Sempre que eu entrava no meu perfil, algum professor me ajudava a corrigir.

Isso me fez ganhar cada vez mais confiança nos meus estudos, pois sempre pude contar com uma equipe de professores disponíveis para me auxiliar e responder às minhas dúvidas. Mesmo sendo um curso online, os professores estavam sempre presentes para me corrigir.

Estude bem cada ponto gramatical e, após treinar bastante, entenda a estrutura da prova e faça muitos simulados. Para se inscrever na prova, acesse o site oficial: Chinese Tests. Lá você encontrará informações sobre a estrutura da prova, datas, locais e também poderá fazer o download do seu certificado de participação, que servirá para comprovar seu nível no idioma.

Além dessas dicas, você também pode conferir outros artigos do nosso blog para melhorar ainda mais seu desempenho nas avaliações. Lembre-se de que essa etapa forma a base do aprendizado do idioma. Compreender bem essa base trará muitos benefícios no futuro e tornará seu aprendizado cada vez mais fácil e interessante.

Aqui estão alguns artigos interessantes para você que está se preparando para o HSK:

Espero ter lhe ajudado, bons estudos e até a próxima com mais dicas!

再见!

Natália 言文丽

Brasileira natural de Iacri-SP. Bacharel em Engenharia de Biossistemas pela UNESP, atualmente mestranda no programa de Modern Chinese Studies na universidade Shanghai Jiao Tong University (SJTU) em Xangai, na China, com pesquisas na área de filosofia chinesa e educação. Professora de idiomas com cerca de 13 anos de experiência.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *