Como falar em chinês sem medo? 

Dicas e truques para aprender e falar em chinês com mais facilidade

Aprender chinês e saber se comunicar em um idioma diferente do seu é a porta de entrada para um novo mundo: somos capazes de conhecer e entender a fundo uma cultura, o modo de viver de um povo, e até mesmo a razão de um ou outro comportamento.

Nesta edição, vamos treinar a nossa fala: desde as primeiras palavras, até a primeira conversação em chinês. Vou também compartilhar com vocês as minhas próprias experiências de comunicação — antes e agora morando na China, e o que ocorre quando pronuncio uma palavra em um tom incorreto.

Como praticar a pronúncia do mandarim?

Mesmo que você não tenha contato direto com um falante nativo de chinês, ainda assim é possível treinar a pronúncia de formas bem eficientes.

Como primeira opção, temos aplicativos, onde você pode adquirir palavras novas, aprender o básico de gramática, e complementar os seus estudos de chinês.

Compartilhando com vocês uma experiência pessoal: Logo no começo dos meus estudos de chinês, para conferir se a minha pronúncia de palavras terminadas em -an, -en, -ang, -eng, eu gostava de ativar o microfone do Google tradutor e tentar pronunciar palavras que continham esses sons para ver se o sistema iria reconhecer o que eu havia dito.

Por exemplo: eu dizia shān e shàng, com a esperança de que o aplicativo me mostrasse caracteres com essas pronúncias (como 山 e 上). Caso ele me mostrasse um caracter com a pronúncia shēn (como 深), por exemplo, então eu sabia que alguma coisa na minha pronúncia estava incorreta.

Importante destacar que esse método é excelente para treinar sons e tons. Para frases e parágrafos curtos, eu gostaria que alguém tivesse me dado a seguinte dica: grave a própria voz e escute para perceber, de forma ativa e eficiente, o que exatamente estou pronunciando bem e o que posso melhorar.

E se eu errar a pronúncia ou os tons do mandarim?

Os tons são algo de extrema importância no chinês, e de fato, podem mudar completamente o sentido de uma frase. Vamos ver alguns exemplos famosos:

  • 请问… (qǐng wèn) – Com licença, poderia perguntar…?
  • 请吻… (qǐng wén) – Posso beijar…?
  • 我要睡觉 (wǒ yào shuì jiào) – Eu quero dormir.
  • 我要水饺 (wǒ yào shuǐ jiǎo) – Eu quero shuijiao (um prato chinês)

Contudo, ao conversar com um chinês, é muito provável que ele entenda o que você esteja dizendo com base no contexto. Por exemplo, caso você se aproxime de algum chinês na rua, ele vai ver, com base na sua expressão, que você decididamente vai pedir por uma informação, e não por um beijo. 

Quando cheguei na cidade de Wuhan para estudar na faculdade de Hubei, encontrei-me com um grupo de jovens, e decidi que aquela seria a hora de conversar. Feliz e animada, eu queria perguntar a eles:

Vocês são de Wuhan?
你们是武汉人吗 (nǐ men shì wǔ hàn rén ma?)

Porém, como eu estava empolgada até demais, acabei pronunciando uma palavra e um tom incorretamente, e a frase saiu…

Vocês são pessoas poluídas?
你们是污染人吗 (nǐ men shì wū rán rén ma?)

Quando vi a expressão de susto no rosto deles, percebi que algo estava errado.

Por sorte, um dos rapazes arriscou:

Você quer dizer: “Nós somos de Wuhan”?
你的意思是:“我们是武汉人吗 ”?(nǐ de yì si shì: “wǒ men shì wǔ hàn rén ma”?)

Concordei rapidamente com a cabeça e, esclarecido o mal entendido, caímos na risada.

Palavras pronunciadas incorretamente naturalmente podem levar a alguns desentendimentos, porém é tudo uma questão de contexto. O importante é manter em mente que isso faz parte do processo de aprendizado. Você pode estudar chinês por 4 meses ou 4 anos, mas: os erros são comuns e necessáriosé preciso errar para aprender.

Morando aqui na China há mais de um ano, sou muito agradecida com o fato de que é preciso pronunciar apenas um 你好 nǐ hǎo (olá), que os chineses já abrem um sorriso enorme e dizem em alto e bom som: “Nossa, como o seu chinês é ótimo!”.

Já recebi várias frases de encorajamento por parte dos chineses, mas a que mais me mantém motivada é a seguinte:

“Ora, mas você consegue me entender, não é mesmo? E eu também consigo te entender. Nem todas as palavras estão certas, mas estamos conseguindo conversar há bastante tempo, e é isso que importa”.

Frases úteis para sua primeira conversa em mandarim

Indo além do 你好 nǐ hǎo (olá), vamos ver outras frases legais para iniciar uma conversa em mandarim, fazer amigos chineses… e de bônus, como responder adequadamente à frase: “Nossa, como o seu chinês é ótimo!”.

Auto apresentação:

  • Prazer em te conhecer – 很高兴认识你 (hěn gāo xìng rèn shi nǐ)
  • Eu sou brasileiro/brasileira – 我是巴西人 (wǒ shì bā xī rén)
  • Eu tenho… anos – 我… ….岁 (wǒ…suì)
  • O meu nome é – 我叫… (wǒ jiào…)

Quando você não entender o que foi dito:

  • Não entendi – 我听不懂 (wǒ tīng bù dǒng)
  • Por favor, diga mais uma vez – 请再说一遍 (qǐng zài shuō yī biàn)
  • Por favor, fale mais devagar – 请说慢一点儿 (qǐng shuō màn yī diǎn er)

E se um chinês elogiar o seu mandarim? Minha dica é não agradecer o elogio com 谢谢 (xiè xiè).

O que será levado em consideração é a humildade. Então, você pode responder com:

  • Imagina, imagina – 哪里哪里 (nǎ lǐ nǎ lǐ) Curiosidade: o significado original dessa frase é: “onde, onde”
  • Nada disso, nada disso. – 没有没有 (méi yǒu méi yǒu) Curiosidade: o significado original dessa frase é: “não tem, não tem”

Acreditem se quiser, eles ficam MUITO felizes quando escutam isso.

Dicas e truques para falar em chinês com mais facilidade

Dicas e truques para falar em chinês com mais facilidade.

Por fim, por mais que seja possível praticar a pronúncia e frases em chinês por conta própria, é sempre muito importante que haja alguém que possa acompanhá-lo nos seus estudos e verificar, com uma certa frequência, o seu nível de chinês, ou pelo menos, ser alguém que possa praticar diálogos em mandarim com você.

Sendo assim, que tal participar de monitorias?

No Clube de Chinês, você tem acesso a aulas de meia hora com os professores, no qual vamos praticar exatamente o que você precisa: desde sons e tons, até diálogos do dia a dia.

Isso é excelente para adquirir novos vocabulários e, claro, saber em que contexto utilizá-los.

Todos os idiomas apresentam nuances em seu vocabulário, e saber diferenciar “não entendi o que foi dito” – 听不 (tīng bù dǒng) de “não escutei o que foi dito” – 听不 (tīng bù dào) é de extrema importância na comunicação do cotidiano.

Para saber mais, você pode iniciar os seus estudos de chinês com o Clube de Chinês! Vou adorar te apoiar nas monitorias e durante todo o curso.

Camila Castro 尚米拉
Camila Castro 尚米拉
Professora no Clube de Chinês, graduanda na Universidade de Hubei em Ensino de Chinês como Segundo Idioma, apaixonada pela escrita e poesia da China.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *