O mandarim pode abrir novas portas na sua vida e carreira.
|

O mandarim pode abrir novas portas na sua vida e carreira

O mandarim abre caminhos e oportunidades na vida daqueles que começam a estudá-lo, e isso não é novidade. Hoje, vamos ver essa mudança na vida do Gabriel, aluno do Clube de Chines e advogado, que teve o seu primeiro contato com o idioma aos 12 anos de idade, e hoje em dia fala mais de três idiomas.

Gabriel acredita que o mandarim foi fundamental para abrir portas em sua carreira e proporcionar uma compreensão mais profunda da cultura chinesa. A trajetória dele mostra como aprender um novo idioma pode criar novas oportunidades.

Por que aprender mandarim?

No caso do Gabriel, o mandarim despertou a sua curiosidade na época das Olimpíadas de Pequim, quando ele tinha 12 anos. Porém, ao iniciar o curso na escola, não seguiu adiante, já que ele era a única criança em uma turma de adultos.

O encontro definitivo com o chinês viria a acontecer alguns anos depois…

Nesse meio-tempo, Gabriel entrou em contato com idiomas como inglês, francês e alemão, já que em sua faculdade os alunos eram estimulados a conhecer outras línguas.

Porém, o aluno aponta uma certa diferença de afinidade:

Se com as línguas europeias (inglês, alemão e francês), o intuito era aprendê-las para ajudá-lo com textos jurídicos, o mandarim veio como uma forma de conhecer uma cultura diferente da sua. Porém, mais importante ainda, possuir mais oportunidades no mercado de trabalho.

Afinal de contas, poder se comunicar com chineses em seu idioma materno expande suas possibilidades de emprego além das fronteiras do Brasil. Além disso, as relações comerciais e culturais entre a China e o Brasil geram diversas oportunidades.

Além disso, para ele, o idioma é uma forma de aprender muito através de outra cultura. É algo que quando introduzido na vida de alguém, permite uma nova forma de enxergar, e até mesmo ajuda a pensar como aquele falante nativo. Ou seja, desenvolver a empatia.

Qual a diferença entre o mandarim e o português?

A principal diferença sentida por Gabriel é a lógica: nas línguas latinas, como o português, é preciso prestar muita atenção na conjugação dos verbos.

Com o chinês, o desafio principal é aprender uma nova forma de pensar:

Uma das principais vantagens do mandarim é justamente a sua simplicidade: livre de conjugações, palavras no feminino ou masculino, plural e singular, este idioma permite que você se atente mais no rico vocabulário e nas diferentes formas de expressar as suas ideias.

Além disso, o idioma chinês gosta de ser objetivo e “enxuto”, então é muito comum ver uma ideia que levaria um parágrafo inteiro para ser expressa em português sendo resumida em apenas duas linhas, se escrita no chinês. Quer ver um exemplo?

O provérbio:

滴水穿石 (dī shuǐ chuān shí) que pode ser traduzido literalmente para “gotas água perfurar pedra”.

Se dito no português popular, seria: ”Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!

Percebeu só a diferença? 😃

Vantagens de aprender novos idiomas.

Aprender novos idiomas ajuda, e muito, a estudar o idioma que você está aprendendo atualmente. No meu caso, por exemplo, os phrasal verbs do inglês me ajudaram a entender melhor os verbos direcionais em chinês, que são gramáticas que não existem no meu idioma nativo— português.

Com o Gabriel, é a mesma coisa: o som “ü” não existe em português. Porém, como é um som que existe no francês, e o aluno domina este idioma, não foi difícil, para ele, pronunciá-lo ao estudar mandarim. Ou seja, a técnica é:

Relacionar o mandarim às características dos idiomas que estão perto de você.

Porque, segundo Gabriel, saber um outro idioma abre muitas portas.

Ainda falando um pouco sobre pronúncia, como a própria professora Sisi diz:

“Se você possui somente o português, os seus músculos (da boca) estão treinados apenas para reproduzir os sons do português. É como fazer academia.”

Vantagens de aprender mandarim para o mercado de trabalho

Vantagens de aprender mandarim para a sua carreira.

A China possui cada vez mais importância no mercado de trabalho. Por ser uma potência mundial com uma vasta população, em diferentes partes do mundo, saber falar esse idioma é um diferencial.

No escritório de advocacia onde o Bruno trabalhava, pensando na importância das relações Brasil-China, foi criada a “iniciativa China”: um projeto de parceria e troca entre este escritório e um escritório chinês, para que os clientes pudessem consultar as duas partes. Por exemplo:

Se há um cliente brasileiro que gostaria de iniciar uma atividade na China, ele receberia esse apoio vindo do escritório parceiro chinês, e vice-versa. Sendo assim, existe uma facilidade maior de criar e expandir o seu networking (conexões de trabalho).

Além disso, como a China também busca vínculos de trabalho com o Brasil, saber falar chinês pode te colocar em uma posição melhor na empresa, justamente por conta da necessidade de comunicação entre os dois países.

Você também pode aprender mandarim e conquistar novas oportunidades de carreira

Você já se imaginou trabalhando em uma empresa que possui clientes, parceiros ou fornecedores chineses? Conhecer a cultura chinesa e utilizar algumas expressões em mandarim com certeza fará com que você se destaque no trabalho. 

A China é o maior parceiro comercial do Brasil. Para quem trabalha com chineses ou deseja fazer negócios com a China, aprender mandarim facilita a comunicação e ajuda a estabelecer um ambiente de negócios colaborativo e respeitoso.

Se, assim como Gabriel, você também tem o objetivo de se destacar no mercado de trabalho, que tal assistir a uma aula gratuita de mandarim para negócios e aprender suas primeiras expressões? Confira aqui:

Além do idioma, recomendo que você busque conhecer a cultura chinesa ao trabalhar com chineses. Conhecer as diferenças culturais é uma ótima forma de evitar mal-entendidos e construir relações profissionais sólidas e bem-sucedidas.

Como começar a aprender mandarim?

Caso ainda esteja um pouco perdido nas milhares opções e métodos disponíveis, que tal começar a estudar chinês em uma plataforma on-line que te permite interagir com outros alunos apaixonados pelo idioma?

Antes de começar a estudar chinês, Gabriel pensava que seria algo muito difícil por conta das diferenças entre o mandarim e o português. Contudo, ele nos contou que…

“Com o tempo, você se acostuma. Você começa a relacionar os ideogramas com as palavras, e aprende de uma forma diferente”.

Ou seja: mandarim não não é um bicho de sete cabeças! O mais importante é familiarizar-se com o novo idioma, e enxergar as diferenças como oportunidades para conhecer mais um pedaço do mundo. Em resumo: veja as diferenças como uma oportunidade de aprender a viver como o outro.

Camila Castro 尚米拉
Camila Castro 尚米拉
Professora no Clube de Chinês, graduanda na Universidade de Hubei em Ensino de Chinês como Segundo Idioma, apaixonada pela escrita e poesia da China.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *